Benchmarking: como esse processo pode ajudar no mercado imobiliário

Alguma vez você já considerou usar os concorrentes a favor da administradora de imóveis? Se a resposta para essa pergunta for “não”, saiba que você precisa rever seus conceitos. Afinal, eles podem dar boas indicações de tendências e melhorias para o negócio.

Grandes empresas se deram bem fazendo isso e você pode fazer o mesmo. Ainda não conhece a estratégia? Ela se chama “benchmarking” e pode revolucionar o seu negócio. 

Pensando nisso, desenvolvemos um post para ajudá-lo a compreender como ela funciona, como é aplicada no mercado imobiliário e as vantagens que proporciona. Então, confira!

O que é benchmarking?

Benchmarking é o processo de medir o desempenho dos produtos, serviços e processos de uma empresa considerada a melhor do setor para comparar os resultados com a sua. O objetivo é identificar o que esse concorrente faz melhor do que as demais empresas do segmento para ser líder.

Ao estudar essas empresas com desempenho superior e compará-las ao seu negócio, você pode descobrir as falhas internas e externas, bem como as oportunidades de melhorias. Lembrando que o intuito não é copiar o concorrente, mas absorver as informações de boas práticas e adequá-las à sua empresa, elevando os níveis estratégicos e operacionais do negócio.

Como essa prática é aplicada no mercado imobiliário?

Um grande exemplo de aplicação do benchmarking no mercado imobiliário é o que a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) faz. Todos os anos, diversos encontros são realizados entre os atuantes do setor para que eles discutam desafios, ideias e troquem informações e experiências. Esses encontros ajudam a elevar os níveis de conhecimentos dos consultores.

É possível observar um aumento anual do número de empresas ligadas ao setor participando do evento, já que muitas tendências de melhores práticas são criadas a partir das reuniões. Hoje, cada vez mais administradoras de imóveis usam a estratégia em prol do crescimento.

Como essa prática ajuda a administradora de imóveis?

O benchmarking permite adequação das administradoras ao mercado. Quando é feita uma comparação com a concorrência, verifica-se se os processos estão sendo competitivos e eficientes, o que permite a implementação de ações focadas na melhoria do relacionamento com clientes e no aumento dos lucros, por exemplo. Na maioria das vezes, isso significa ajustar os produtos e serviços para melhor atender às demandas do mercado.

Além dessas vantagens, podemos listar outras tão importantes quanto. As principais são:

  • abre portas para a automação de processos, o que minimiza erros e prejuízos;
  • otimiza processos internos, aumentando a qualidade e reduzindo custos;
  • posiciona a marca da administradora de imóveis entre as melhores;
  • permite implementar sempre as melhores práticas do segmento;
  • deixa a administradora cada vez mais profissional e competitiva;
  • oferece apoio em projetos de expansão da administradora;
  • promove uma cultura de melhorias contínuas;
  • melhora o atendimento e atrai mais clientes;
  • possibilita precificações mais justas;
  • reduz o tempo de trabalho.

Como o benchmarking se baseia na extração de dados do mercado e na análise das informações da concorrência, torna-se uma estratégia indispensável para o desenvolvimento do negócio. Porém, você deve contar com uma ferramenta de apoio para executar os processos mais rapidamente e de forma certeira. Isso será fundamental para a criação de um diferencial competitivo forte. Então, siga as nossas dicas e implemente a estratégia ainda hoje!

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