Alguma vez você já considerou usar os concorrentes a favor da administradora de imóveis? Se a resposta para essa pergunta for “não”, saiba que você precisa rever seus conceitos. Afinal, eles podem dar boas indicações de tendências e melhorias para o negócio.Grandes empresas se deram bem fazendo isso e você pode fazer o mesmo. Ainda não conhece a estratégia? Ela se chama “benchmarking” e pode revolucionar o seu negócio. Pensando nisso, desenvolvemos um post para ajudá-lo a compreender como ela funciona, como é aplicada no mercado imobiliário e as vantagens que proporciona. Então, confira!
O que é benchmarking?
Benchmarking é o processo de medir o desempenho dos produtos, serviços e processos de uma empresa considerada a melhor do setor para comparar os resultados com a sua. O objetivo é identificar o que esse concorrente faz melhor do que as demais empresas do segmento para ser líder.Ao estudar essas empresas com desempenho superior e compará-las ao seu negócio, você pode descobrir as falhas internas e externas, bem como as oportunidades de melhorias. Lembrando que o intuito não é copiar o concorrente, mas absorver as informações de boas práticas e adequá-las à sua empresa, elevando os níveis estratégicos e operacionais do negócio.Como essa prática é aplicada no mercado imobiliário?
Um grande exemplo de aplicação do benchmarking no mercado imobiliário é o que a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) faz. Todos os anos, diversos encontros são realizados entre os atuantes do setor para que eles discutam desafios, ideias e troquem informações e experiências. Esses encontros ajudam a elevar os níveis de conhecimentos dos consultores.É possível observar um aumento anual do número de empresas ligadas ao setor participando do evento, já que muitas tendências de melhores práticas são criadas a partir das reuniões. Hoje, cada vez mais administradoras de imóveis usam a estratégia em prol do crescimento.Como essa prática ajuda a administradora de imóveis?
O benchmarking permite adequação das administradoras ao mercado. Quando é feita uma comparação com a concorrência, verifica-se se os processos estão sendo competitivos e eficientes, o que permite a implementação de ações focadas na melhoria do relacionamento com clientes e no aumento dos lucros, por exemplo. Na maioria das vezes, isso significa ajustar os produtos e serviços para melhor atender às demandas do mercado.Além dessas vantagens, podemos listar outras tão importantes quanto. As principais são:- abre portas para a automação de processos, o que minimiza erros e prejuízos;
- otimiza processos internos, aumentando a qualidade e reduzindo custos;
- posiciona a marca da administradora de imóveis entre as melhores;
- permite implementar sempre as melhores práticas do segmento;
- deixa a administradora cada vez mais profissional e competitiva;
- oferece apoio em projetos de expansão da administradora;
- promove uma cultura de melhorias contínuas;
- melhora o atendimento e atrai mais clientes;
- possibilita precificações mais justas;
- reduz o tempo de trabalho.