Muitos clientes ligam para sua imobiliária buscando informações sobre imóveis. Entre esses, alguns agendam uma visita para conhecer pessoalmente um deles. No entanto, de todos os contatos apenas um fechará o contrato. A esse processo denominamos funil de vendas.
Entre um estágio e outro o número de pessoas diminui, ao passo que seu envolvimento com o negócio vai evoluindo. Em cada etapa o cliente vai ficando mais propenso a efetuar a compra, ao passo que conhece mais sobre seu produto e sua empresa.
A seguir vamos detalhar como funciona o funil de aquisição de clientes, contando a jornada de um cliente desde o primeiro contato com a empresa até fechar o negócio. Acompanhe!
Topo de funil: tenho um problema
Jonas está preocupado, pois não tem tempo para nada além de trabalhar. Ele então procura na internet sobre “como ter mais tempo livre”. Entre os resultados de busca, chama a sua atenção um da Imobiliária Verdes Lotes: “More perto do trabalho e ganhe um dia por semana!”
Nesse momento Jonas está no topo do funil. Ele entra no site da imobiliária e percebe que pode resolver seu problema com uma mudança. Como mora na zona norte e trabalha na zona sul, perde muito tempo no trânsito todos os dias. Ao ler o artigo, Jonas acaba se cadastrando para receber a newsletter da imobiliária.
Meio de funil: encontrei uma solução
Alguns dias após assinar a newsletter da imobiliária fictícia, nosso personagem recebe um e-mail dizendo “Oportunidade: more no melhor bairro da zona sul”. Ele, que já acredita que pode ter mais tempo morando perto do trabalho, se entusiasma com a ideia e abre o link contido no e-mail.
No site da imobiliária Jonas descobre que existe um imóvel na rua de seu trabalho e liga para agendar uma visita. Nesse momento ele está no meio do funil: já passou pela etapa de descobrir uma solução para o seu problema e está considerando comprar o apartamento da imobiliária Verdes Lotes.
Ao contar com a ajuda de um CRM imobiliário, é possível registrar as opiniões do locatário em potencial já no momento da visita.
Isso é útil para alinhar as expectativas dos clientes com a realidade do imóvel e, em muitos casos, oferecer uma solução para uma queixa comum entre os clientes para que o imóvel possa ser alugado mais rápido.
Fundo de funil: vou comprar sua solução
Após ver o apartamento, Jonas está muito próximo de fechar negócio. Nesse momento ele chegou ao final do funil. Fez todos os cálculos, analisou outras opções e está quase decidido a alugar o apartamento da Imobiliária Verdes Lotes, no condomínio Arcos da Zona Sul.
Nesse dia, Jonas recebe um e-mail da imobiliária: “Conheça a programação de inverno do condomínio Arcos da Zona Sul”. Jonas abre a mensagem e descobre que vão ocorrer atividades interessantes durante todo o inverno. Jonas então liga para a imobiliária e fecha o negócio.
Mais características do funil de aquisição de clientes
Com essa história fictícia, ilustramos os estágios do funil de aquisição de clientes. Começa com um problema genérico, lendo um texto despretensioso que lhe dá uma sugestão para um problema de sua vida. Muitos clientes em potencial passam por essa etapa.
Na segunda etapa, aqueles que gostaram do material ou da solução sugerida fornecem seus dados para receber mais conteúdos que possam aprofundar o tema e ajudá-lo em sua tomada de decisão.
Na última etapa, à qual apenas alguns chegam, o cliente toma a decisão de compra e fecha o negócio. Como em um funil físico, o número de potenciais clientes vai diminuindo a cada etapa, até chegar aos que realmente compram.
Otimize seu funil de aquisição de clientes
Por mais que seja natural haver mais clientes no topo do que no fundo do funil, é importante ter estratégias para atrair apenas seu público-alvo. Com isso, o aproveitamento de seus canais de comunicação será melhor.
Evitar atrair os famosos “leads falsos” é uma etapa muito importante. Uma boa estratégia é definir, além do cliente alvo, quem não é seu alvo. Assim você evitará atrair curiosos e aumentará as chances de que, em seu topo de funil, existam apenas pessoas qualificadas a um dia fazer negócios com você.
Mesmo que no primeiro momento a pessoa não avance pelo funil, ela se familiariza com a sua marca. Isso gera oportunidade para que no futuro esse consumidor venha a avançar para o meio de funil e posteriormente feche negócio com você.
O papel do consultor imobiliário
No processo do funil de aquisição de clientes, o consultor imobiliário desempenha um papel importante. É ele quem pode mostrar outros imóveis similares que tenham mais a ver com o perfil do cliente e sugerir soluções.
Como o consultor tende a ser mais especializado que um corretor, ele estará atento a detalhes importantes para aquele cliente. Com suas habilidades, o consultor tem maior potencial de conquistar o cliente e influenciá-lo a alugar ou comprar o imóvel de sua imobiliária.
Amplie a produtividade de seus consultores imobiliários
Por oferecer um atendimento mais personalizado, o ideal é que seja utilizado um CRM imobiliário. Com ele cada consultor imobiliário consegue administrar um número maior de clientes sem deixar de atender cada um com mais atenção aos detalhes tão importantes.
Uma outra dica é agrupar clientes com perfil semelhante para o mesmo consultor, assim ele poderá se especializar e prestar um atendimento cada vez melhor. Isso pode ser feito levando em conta as avaliações daquele consultor para cada perfil e o quanto ele está acostumado a atender cada tipo de consumidor.
Meça constantemente seu funil
Ao longo do tempo, sua empresa poderá usar os dados do funil de aquisição de clientes para aperfeiçoar as estratégias de vendas. É possível, por exemplo, definir em qual momento há maiores chances de perder leads e otimizar aquela etapa, aumentando sua receita.
Um sistema de gerenciamento automatizado é um grande aliado no momento de medir o desempenho de seu funil de aquisição de clientes. Ele pode informar qual o percentual de perda de leads por etapa e identificar os gargalos em seu funil.
Para descobrir os motivos pelos quais os leads não avançam, uma boa dica é realizar pesquisas de satisfação e verificar o que poderia melhorar. Essa avaliação pode ser enviada ao proprietário. Assim, caso muitos avaliem que um imóvel precisa de manutenção, por exemplo, ele pode fazer os reparos necessários, aprimorar o funil e, assim, conseguir locar mais rápido.
Agora você já conhece melhor o funil de aquisição de clientes e pode aplicar o conceito a todos os ramos de negócio. Acompanhando a história de Jonas, seus colegas, familiares e colaboradores poderão entender mais sobre como funciona o processo de decisão de compra e melhorar seus negócios.
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