Aprenda como escolher um CRM de sucesso para sua empresa

Se você gerencia uma equipe de vendas, sabe que um dos maiores desafios é acompanhar a base de clientes. Todos os dias, novos leads são convertidos, cada um com características, necessidades e desejos diferentes. Além disso, eles chegam em datas distintas e por meio de diversos canais. Isso pede uma ferramenta de apoio e nada melhor que um CRM para ajudar.

Você sabe como escolher um CRM realmente eficiente? Isso é o que vamos ensinar neste post. Então, pegue a sua xícara de chá ou de café e curta a leitura!

O que é um CRM e por que ele é tão importante para o negócio?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que significa gerenciamento de relacionamento com o cliente. São softwares desenvolvidos exclusivamente para ajudar as empresas a criarem e manterem um relacionamento estratégico com os clientes novos e antigos.

Desde que foram criados, esses softwares evoluíram muito, passando de um simples sistema de gerenciamento de contatos para uma ferramenta robusta de apoio aos usuários no processo de gestão de vendas, marketing, lojas, contabilidade, fornecedores e outras funções operacionais, tudo em uma única solução.

Hoje, o CRM é um sistema utilizado por empresas de praticamente todos os tamanhos e segmentos da economia, auxiliando os gestores comerciais nos processos de prospecção, captação e fidelização de clientes. Por meio da coleta e manipulação de dados, os profissionais de vendas e marketing podem ter informações mais valiosas sobre o cliente, o que facilita a criação de estratégias para melhorar a experiência de compra.

O CRM também ajuda a empresa a prever demandas latentes por produtos e serviços no mercado, tendências e mudanças no comportamento do consumidor, permitindo que os gestores ajam de forma antecipada para aproveitar as melhores oportunidades de vendas.

Além disso, o CRM entrega outros benefícios importantes para os negócios. Os principais são:

  • permite a criação de aplicativos de trabalho para facilitar a integração das informações sobre os clientes;
  • possibilita a criação de diferentes experiências de atendimento e compra aos consumidores;
  • automatiza uma série de processos comerciais que hoje são realizados manualmente;
  • todos os departamentos envolvidos ganham acesso às mesmas informações atualizadas.

Como escolher um bom CRM para a empresa?

Encontrar um bom CRM não é difícil, mas é preciso seguir alguns passos importantes. Abaixo, separamos as melhores dicas para você não errar na escolha. Confira:

Verifique o tempo de atuação do provedor no mercado

Empresas que têm muito tempo de atuação costumam ter boa experiência de mercado, o que pode ser um indício de confiabilidade. Como estamos lidando com um produto altamente tecnológico, ele precisa ser atualizado com frequência, e não é toda empresa que consegue acompanhar a rápida evolução desse mercado.

Então, para escolher um bom CRM, a primeira coisa que você deve fazer é pesquisar há quanto tempo a empresa opera no segmento de desenvolvimento e fornecimento de softwares. Geralmente, empresas com mais de 10 anos de atuação são consideradas maduras e, portanto, mais confiáveis.

Veja se o sistema fornecido é atualizado

Como mencionado, pode ser difícil para as empresas acompanharem as atualizações tecnológicas dos softwares. Por isso, não se limite à pesquisa do tempo de atuação no mercado. Vá além e descubra o quanto o sistema oferecido é atualizado. Isso não é difícil de fazer. Basta solicitar ao fornecedor um tempo de teste gratuito para avaliações. O intuito é descobrir se as ferramentas oferecidas são novas e eficientes.

Quando conseguir acesso ao software, explore-o ao máximo. Teste as ferramentas existentes para descobrir suas funcionalidades e, o mais importante, se elas atendem às necessidades do seu negócio. As funções que costumam fazer mais diferença são a automação do gerenciamento e integração com o ERP (Enterprise Resource Planning) e os bancos de dados da empresa e backups de segurança das informações.

Descubra se o atendimento é adequado

Quantas vezes você precisou ligar para um fornecedor a fim de resolver um problema de pagamento de boleto ou por qualquer outro motivo e teve que esperar tanto que desistiu do contato? Isso é frustrante e muito comum também entre os negócios B2B (Business to Business). Mas há uma forma de saber se o atendimento oferecido pelo fornecedor é ágil e atencioso. Você precisa testá-lo.

Para isso, use os meios de contato que a empresa disponibiliza para se comunicar com os clientes e faça perguntas. Você pode aproveitar a fase de testes do CRM para fazer isso. Assim, tira as suas dúvidas sobre o sistema e testa o atendimento ao mesmo tempo. O ideal é que o retorno das solicitações seja rápido. Caso contrário, pode ficar na mão quando realmente precisar.

Investigue a reputação no mercado

Muita gente confunde tempo de mercado com boa reputação, mas não é a mesma coisa. Afinal, uma empresa pode sobreviver por anos no mercado, mesmo oferecendo produtos, serviços e atendimento ruins. Um exemplo disso, é uma empresa que visa oferecer o melhor preço do mercado. Para isso, ela abdica de outras vantagens, como ter uma boa estrutura de atendimento e qualidade dos produtos.

Portanto, mesmo que a empresa tenha mais de 10 anos de atuação, pesquise a reputação que ela tem no mercado. Descubra se ela costuma cumprir o SLA (Service Level Agreement) e entregar tudo o que promete no contrato pontualmente. Existem algumas formas de fazer isso. Você pode consultar o ranqueamento da empresa em sites de reclamações, como o Reclame Aqui, e ver a opinião de usuários do sistema nas redes sociais.

Pesquise o suporte técnico

Depois das funcionalidades do sistema, o suporte técnico é o serviço mais importante que você pode ter. É por meio dele que as dúvidas sobre o sistema serão tiradas e as falhas operacionais resolvidas. Quanto mais rápido e definitivas forem as soluções, menos tempo a sua empresa fica inoperante.

Então, assim como no atendimento ao cliente, teste a rapidez no retorno do suporte técnico, além de avaliar o grau de experiência e nível de know-how dos profissionais. Isso fará toda a diferença quando o sistema sair do ar por algum motivo e você tiver urgência em resolver o problema.

Um CRM é responsável por ajudar a empresa a desenvolver as melhores estratégias de atendimento ao consumidor, refletindo no aumento da captação e fidelização de um público maior no médio e longo prazo. Se você deseja fortalecer a vantagem competitiva da empresa, é indispensável usar essa tecnologia no negócio.

Então, agora que você já sabe como escolher um CRM eficiente, não perca mais tempo. Siga as nossas dicas e eleve o patamar de negócios da empresa ainda hoje!

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