O pai da administração moderna, Peter Drucker, tem uma frase bastante famosa. Ele diz que “não é possível controlar aquilo que não se é capaz de medir”. Essa frase mostra claramente o caminho, mas também faz uma provocação: você é capaz de medir corretamente seu negócio?
A seguir, apresentaremos em detalhes os relatórios mais importantes para o setor imobiliário. Eles poderão lhe trazer a informação que você precisa para “medir” corretamente sua empresa. A partir de então, será possível tomar as melhores decisões e ampliar os ganhos do seu negócio.
Continue a leitura para entender quais são esses relatórios e como utilizá-los!
A importância dos relatórios
Uma empresa é uma entidade complexa que envolve vários processos e pessoas. Por isso, uma grande quantidade de informação é necessária para fazer uma medição correta. E quanto mais lógico for o agrupamento dessas informações, melhor!
Os relatórios são uma das ferramentas mais consagradas para isso: eles são capazes de fornecer uma grande quantidade de informações de maneira concentrada. Com um único documento, um gestor tem acesso de maneira rápida e fácil a várias informações. A partir delas, ele será capaz de tomar decisões importantes de maneira acertada. Isso é essencial para conquistar melhorias e crescimento do negócio contínuos.
As particularidades do ramo imobiliário
No ramo imobiliário, especificamente, o básico é saber detalhes sobre as visitas, propostas e fechamentos. Para ir além, é útil conhecer o perfil de seus clientes, o motivo de perder negócios e, inclusive, se seus preços estão coerentes com o mercado. Com essas informações em mãos, a sua gestão se torna mais forte e eficiente.
Outra vantagem de adotar os relatórios é que, com eles, fica fácil definir metas e montar indicadores. Assim, você se aproxima da adoção da chamada Business Inteligence (BI) e a melhoria contínua passa a fazer parte do dia a dia.
Com os relatórios mostrados a seguir a gestão de sua consultoria de imóveis se tornará muito mais eficiente. Esses relatórios são utilizados pelos principais players do mercado imobiliário. Portanto, contêm elevado grau de maturidade e eficiência comprovada. Vamos a eles?
1. Relatório de visitas aos imóveis
Esse relatório é essencial para avaliar as expectativas de seus clientes com relação aos imóveis. Para tanto, as informações deverão ser coletadas no momento das visitas. O relatório pode ser feito por meio de um simples checklist com perguntas que o consultor fará ao cliente assim que a apresentação para o cliente terminar. Também é possível adotar um sistema automatizado que possa registrar a visita em detalhes.
A partir daí, será possível analisar o desempenho de seus consultores e imóveis. Ele também é capaz de fornecer direcionamento para rever seu marketing e a forma de anunciar e captar imóveis.
2. Relatório de propostas
Negociações fazem parte do dia a dia do mercado imobiliário. Sendo assim, é importante ter um apanhado geral do que acontece, a fim de conseguir informações valiosas. Uma delas é avaliar se os preços praticados pela empresa estão coerentes com as expectativas dos clientes.
Propostas feitas pela empresa e aceitas imediatamente sem uma contraproposta indicam que o preço está abaixo do mercado. Por isso, esse é um dos relatórios para imobiliária com maior potencial de impactar o faturamento mensal. Ao correlacionar seus dados é possível adequar valores e lucrar!
3. Relatório de leads
Com esse relatório é possível entender em detalhes o perfil dos clientes que a empresa tem. Ele fornece desde informações básicas, como idade e faixa de renda, até insumos mais complexos. Um exemplo disso é o alinhamento dos seus leads com sua carteira de imóveis.
A partir desses dados será possível tomar decisões para melhoria contínua de sua estratégia de atração de clientes. Também é uma ótima maneira de direcionar seu processo de captação de imóveis. Isso porque esse relatório registra o tipo de cliente que você já tem em seu portfólio.
4. Relatório de fechamentos
Quando falamos sobre faturamento, esse com certeza é o relatório que dará a você a visão mais geral. Ele vai direto ao ponto e mostra exatamente quantos negócios a empresa fechou. Também pode ser incrementado para mostrar a margem de lucro para cada negócio fechado.
Tal relatório para imobiliária é bastante útil para verificar se a empresa atingiu suas metas. Essa informação também é útil para orientar o estabelecimento de novas metas e se torna um passo em direção à elaboração de indicadores de BI.
5. Relatório de perda do negócio
Sabe aquele cliente que acabou fechando com o concorrente? Ou quando o cliente passou por cima da empresa e fechou diretamente com o proprietário? Esse relatório mostra para você quantos negócios deixaram de ser fechados no período e o motivo.
Com essa informação em mãos é mais fácil estudar dados fidedignos de quais negócios exatamente está perdendo e decidir os rumos a serem tomados para reverter esse quadro. Pode também listar os motivos da perda desse negócio e para quem você perde. Com base nessas informações é possível traçar uma estratégia que reverta os pontos fracos da empresa.
6. Relatório de preço
Com esse relatório a empresa saberá exatamente qual faixa de clientes ela pode atender. Ele consiste em um levantamento completo de sua carteira. Pode ainda ser estendido com informações de imóveis da concorrência, servindo assim também como ferramenta de análise de mercado.
A partir desse relatório é possível determinar ações de captação de clientes. Essas ações serão focadas no perfil que de imóveis que a empresa tem a oferecer. Também pode ser o indicador que você precisava para mostrar ao proprietário que ele precisa baixar o preço para fechar negócio!
A gestão eficiente com relatórios para imobiliária
“Medir” é essencial para avaliar a saúde da sua empresa. Os seis relatórios que acabamos de mostrar possibilitam a tomada de melhores e mais segmentadas decisões para sua empresa não apenas crescer, mas também enfrentar o mercado.
Em um ambiente competitivo como o mercado imobiliário é essencial ser eficiente. Por isso, inovações e empresas surgem todos os dias. Uma boa gestão é a chave para que sua empresa não apenas sobreviva, como também cresça em meio a esse cenário.
Uma gestão eficiente é capaz de trazer inúmeros benefícios para sua consultoria de imóveis. Um deles é a redução de custos e maior produtividade. Essa pode ser a chave para salvar sua empresa em um momento de crise e alavancar resultados.
Se você chegou até aqui, talvez esteja interessado em saber mais como implantar estratégias eficientes para sua empresa. Então, sugerimos a leitura deste outro artigo para saber tudo sobre gestão imobiliária!