Aumentar a carteira de clientes é fundamental para fortalecer a competitividade, principalmente em um mercado tão concorrido como o imobiliário. Porém, o processo envolve dedicação e boas estratégias para dar certo.
Hoje, temos a internet como principal recurso. Podemos atuar de forma gratuita ou paga em diversos canais de comunicação, além de utilizar ferramentas que facilitam esse trabalho.
Então, se a sua empresa é uma administradora de imóveis e busca aumentar a carteira de clientes, este artigo é para você. A seguir, descubra quais estratégias adotar para ampliar seu potencial de captar clientes e ter ainda mais sucesso!
Conheça profundamente seu público-alvo
Devido à alta concorrência, existem muitos profissionais atuando no mercado e pode ser difícil para os clientes diferenciar sua administradora das outras. Por isso, você deve se aproximar e estabelecer uma comunicação para conhecê-los melhor. Procure entender o que é importante para o público-alvo antes de definir um contato direto.
Isso é importante, pois você passa a falar a língua das pessoas, o que faz com que seja criada uma identificação entre a marca e o cliente. Depois de um tempo, o consumidor terá maior confiança na sua administradora e se sentirá confortável em revelar suas reais preferências e os motivos que o impedem de realizar o negócio. Você deve encontrar soluções e apresentá-las sem forçar a barra.
Se a empresa está lidando com um locador de primeira viagem, por exemplo, prepare um material informativo, explicando as etapas básicas do processo. Discuta também quando e por onde o cliente prefere se comunicar, para não perturbá-lo. É preciso passar muita credibilidade e confiança ao consumidor.
Conhecer o perfil exato do público-alvo permitirá ações de marketing e publicidade mais segmentadas, o que vai melhorar o retorno do investimento.
Esteja sempre onde seus clientes estiverem
Quando fizer uma pesquisa detalhada sobre o público-alvo, descubra também onde ele se encontra (principalmente no mundo digital). O uso da internet é cada vez maior entre as pessoas e representa um lugar perfeito para marcar presença com custos bem mais baixos. Para tanto, comece buscando a preferência delas por redes sociais.
A partir daí, crie uma página para a administradora e comece a fazer contato aos poucos. O ideal é que o cliente procure e adicione a empresa por conta própria. Por isso, dedique-se a investir na produção de conteúdos de alto interesse público — as informações de alto valor devem atrair o público.
A criação de um site também deve ajudar, pois passa profissionalismo. Atrelado a ele, um blog recheado de informações relevantes funcionará como chamariz, onde será possível reter os consumidores.
Também existem os portais imobiliários, em que você pode cadastrar a administradora e divulgar os imóveis disponíveis para locação. Isso é importante, pois as buscas no setor imobiliário seguem crescendo na internet, sendo que fazer parte desses portais torna o negócio ainda mais visível no segmento.
Crie uma estratégia para captação de leads
Dispondo de site, blog e páginas em redes sociais ativas, a interação com o público deve crescer muito. Então, agora é hora de reter essas pessoas.
Em parceria com uma agência especializada, é possível criar uma estratégia de inbound marketing, em que os conteúdos serão as iscas de atração. Uma página chamada “Landing Page” será criada para abrir durante os acessos e ajudar você a captar os dados pessoais e meios de contato dos interessados.
Para obter êxito, é preciso oferecer algo em troca. Nesse caso, e-books e outros materiais digitais exclusivos podem funcionar como recompensa. Abuse da criatividade, mas com foco naquilo que o cliente deseja. Assim, a captação de leads qualificados será maior.
Faça boas parcerias de negócios
Quantas vezes você já deixou de fechar negócios por não ter o imóvel que o cliente desejava disponível naquele momento? Esse número costuma ser alto no mercado imobiliário, mas há uma solução simples: a parceria.
Geralmente, cada imóvel fica atrelado a apenas uma administradora, limitando suas opções de mercado. Porém, ao fazer uma parceria com outras empresas do mesmo segmento, você aumentará suas chances de fechar negócios.
Digamos que o consumidor solicite a locação de um imóvel com características as quais sua administradora não disponibiliza, mas que o parceiro tenha. Então, você apresenta a propriedade e repassa o cliente para ele e vice-versa.
Para isso dar certo, você só precisa mudar a visão que tem dos concorrentes. Passe a enxergá-los como uma ferramenta de apoio, contate-os e negocie uma parceria do tipo. As comissões podem ser divididas na proporção de 50% a 50% (ou outra forma).
O mais importante é saber que, sem essa parceria, nenhum negócio seria concretizado e ambos ficariam sem as receitas. Então, vale a pena abrir mão de parte das comissões, pois é melhor ganhar pouco do que nada, não acha?
Publique anúncios digitais
Continuando nas estratégias digitais, você pode definir um orçamento para o marketing online, começando a investir mensalmente em anúncios pagos em plataformas como o Facebook Ads ou o Google Adwords, por exemplo. Inicialmente, a tarefa parece complicada e custosa, mas, com o tempo e a experiência, você conseguirá alcançar resultados cada vez melhores com menos dinheiro investido.
Essas plataformas de publicidade oferecem ferramentas que permitem testar diversos tipos de configurações. No início, o recomendado é usar o orçamento para realizar muitos testes. Avalie sempre os resultados para chegar à conclusão daquilo que funciona melhor na administradora.
Quando fizer isso, lembre-se de segmentar ao máximo os anúncios, considerando o perfil do público consumidor. Informações como faixa etária, localização e hábitos apresentados ajudarão muito. Se quiser pular a etapa de testes, pode contratar uma agência de marketing digital para fazer todo o trabalho, pois os profissionais já têm a expertise necessária — e você economiza tempo no processo.
Use o e-mail marketing
Com uma base de e-mails formada principalmente por meio das Landing Pages, é hora de usar os contatos a seu favor. Primeiro, dedique esforços a uma estratégia para avaliar, a partir das mensagens, quais leads serão considerados qualificados. Muitos são apenas curiosos, sendo necessário separá-los daqueles que realmente têm interesse em fazer negócios.
Isso pode ser medido pela taxa de abertura dos e-mails e de clique nos links inseridos nas mensagens. Comece a enviar textos informativos e de alta relevância com frequência (uma vez por semana está bom). Depois, separe os que não abrem, os que abrem, mas não clicam nos links e os que abrem e clicam. Essa ação vai ajudá-lo a identificar em que parte do funil de vendas cada lead está.
Agora, é só definir uma estratégia de mensagens para cada grupo. Tenha sempre o foco em motivá-los a avançar para o próximo estágio do processo de compras.
Invista em tecnologia
Para fechar, aproveite a tecnologia e ofereça boas experiências aos leads. Plataformas digitais, como a da SnapProperty, englobam praticamente todos os processos de uma administradora de imóveis, ajudando inclusive no marketing. Se você deseja aumentar a produtividade e se destacar no mercado, deve considerar a ferramenta.
Como vimos, aumentar a carteira de clientes não é difícil, mas vai exigir empenho. No médio e longo prazo, todo o esforço aplicado valerá muito a pena, acredite. Então, comece a seguir nossas dicas ainda hoje para tornar a administradora mais competitiva no mercado imobiliário!
E você, o que faz para captar mais clientes? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!