Chat with us, powered by LiveChat

4 dicas essenciais de gestão financeira para sua empresa

Independentemente de ela ser de pequeno ou grande porte, efetuar a gestão financeira de uma empresa de forma saudável pode ser desafiador. Afinal de contas, não há nada mais aterrorizante do que chegar no final do mês e perceber que as contas do negócio estão no vermelho.

Para solucionar isso, separamos 4 dicas essenciais de gestão financeira para você colocar em prática na sua empresa e não ter que passar por uma situação como a mencionada. Continue a leitura e confira abaixo!

1. Defina um planejamento estratégico

Planejamento estratégico significa definir metas. Mais do que isso, é estabelecer em qual prazo essas metas serão cumpridas, por quem e de que forma. Para qualquer empresa que deseja ter suas finanças em dia, é imprescindível determinar objetivos e planejar seu fluxo financeiro mesmo após cada objetivo ou meta ser alcançado. Elaborar objetivos e prazos de curto prazo pode ser uma ótima alternativa para iniciar seu planejamento estratégico, de uma forma discreta porém eficaz.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

Estamos no século XXI. Anotar gastos e dados da sua empresa em um caderninho com papel e caneta já faz parte do século passado. É hora de utilizar os benefícios que a tecnologia proporciona para alavancar o crescimento da empresa e gerenciar suas finanças de forma robusta e confiável.

As opções de software são diversas: vão desde o conhecido Excel — que apesar de simples ainda é o melhor amigo das microempresas devido ao seu baixo preço e à sua rica possibilidade de ferramentas de gerenciamento e organização – a softwares avançados de ERP integrados com tecnologias como IoT (Internet das Coisas), Big Data, machine learning etc.

Todas essas tecnologias trazem resultados garantidos para sua empresa, bastando que você escolha a opção mais adequada de acordo com o seguimento e o tamanho do seu negócio e que, claro, caiba dentro do seu orçamento.

3. Saiba separar o dinheiro pessoal do profissional

Misturar verbas pessoais com verbas da empresa é uma prática comum, principalmente em empresas de pequeno porte. Apesar disso, é um hábito desaconselhável, na medida em que pode levar a desorganização e mau uso do fluxo de caixa da empresa.

Ações como definir um salário para você ou, até mesmo, separar diferentes contas bancárias para você e sua empresa podem ajudá-lo a manter essa distinção de forma saudável, sem implicar consequências negativas para a companhia.

4. Estipule prioridades

No que tange o orçamento da empresa, é imprescindível definir prioridades. O que é mais importante? Pagar seus funcionários em dia ou investir em novas ferramentas? Quitar a conta de energia ou aumentar sua gama de serviços? Focar no produto ou serviço que mais vende ou arriscar em outros itens incertos?

Na hora de resolver custos e despesas, é relevante estabelecer o que realmente deve ser feito e para onde o dinheiro deve ir primeiro, evitando assim gastos desnecessários e ganhando também precisão e eficácia na hora de gastar o dinheiro da sua empresa.

Agora que você já conhece algumas das melhores dicas de gestão financeira para sua empresa, que tal compartilhar sua opinião conosco? Comente abaixo e participe!

GOSTOU DESTE ARTIGO?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Login

Join The Club!

mantenha-se informado sobre tudo que acontece

let's save the world together

%d blogueiros gostam disto: