4 dicas essenciais de gestão financeira para sua empresa

Independentemente de ela ser de pequeno ou grande porte, efetuar a gestão financeira de uma empresa de forma saudável pode ser desafiador. Afinal de contas, não há nada mais aterrorizante do que chegar no final do mês e perceber que as contas do negócio estão no vermelho.

Para solucionar isso, separamos 4 dicas essenciais de gestão financeira para você colocar em prática na sua empresa e não ter que passar por uma situação como a mencionada. Continue a leitura e confira abaixo!

1. Defina um planejamento estratégico

Planejamento estratégico significa definir metas. Mais do que isso, é estabelecer em qual prazo essas metas serão cumpridas, por quem e de que forma. Para qualquer empresa que deseja ter suas finanças em dia, é imprescindível determinar objetivos e planejar seu fluxo financeiro mesmo após cada objetivo ou meta ser alcançado. Elaborar objetivos e prazos de curto prazo pode ser uma ótima alternativa para iniciar seu planejamento estratégico, de uma forma discreta porém eficaz.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

Estamos no século XXI. Anotar gastos e dados da sua empresa em um caderninho com papel e caneta já faz parte do século passado. É hora de utilizar os benefícios que a tecnologia proporciona para alavancar o crescimento da empresa e gerenciar suas finanças de forma robusta e confiável.

As opções de software são diversas: vão desde o conhecido Excel — que apesar de simples ainda é o melhor amigo das microempresas devido ao seu baixo preço e à sua rica possibilidade de ferramentas de gerenciamento e organização – a softwares avançados de ERP integrados com tecnologias como IoT (Internet das Coisas), Big Data, machine learning etc.

Todas essas tecnologias trazem resultados garantidos para sua empresa, bastando que você escolha a opção mais adequada de acordo com o seguimento e o tamanho do seu negócio e que, claro, caiba dentro do seu orçamento.

3. Saiba separar o dinheiro pessoal do profissional

Misturar verbas pessoais com verbas da empresa é uma prática comum, principalmente em empresas de pequeno porte. Apesar disso, é um hábito desaconselhável, na medida em que pode levar a desorganização e mau uso do fluxo de caixa da empresa.

Ações como definir um salário para você ou, até mesmo, separar diferentes contas bancárias para você e sua empresa podem ajudá-lo a manter essa distinção de forma saudável, sem implicar consequências negativas para a companhia.

4. Estipule prioridades

No que tange o orçamento da empresa, é imprescindível definir prioridades. O que é mais importante? Pagar seus funcionários em dia ou investir em novas ferramentas? Quitar a conta de energia ou aumentar sua gama de serviços? Focar no produto ou serviço que mais vende ou arriscar em outros itens incertos?

Na hora de resolver custos e despesas, é relevante estabelecer o que realmente deve ser feito e para onde o dinheiro deve ir primeiro, evitando assim gastos desnecessários e ganhando também precisão e eficácia na hora de gastar o dinheiro da sua empresa.

Agora que você já conhece algumas das melhores dicas de gestão financeira para sua empresa, que tal compartilhar sua opinião conosco? Comente abaixo e participe!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: