Não é novidade que a adoção de novas tecnologias e a transformação digital dos negócios são tendência importante em qualquer mercado — isso não é diferente para o setor imobiliário. Dessa forma, é importante buscar soluções que contribuam para o aumento da eficiência da gestão, como o CRM imobiliário.
Essa é uma das principais ferramentas desse mercado, utilizada para otimizar a estratégia de relacionamento com os clientes da empresa e garantir diversas outras vantagens para o negócio — algo importante num cenário cada vez mais competitivo.
Pensando nisso, apresentamos as principais informações sobre o CRM imobiliário, mostrando sua importância e os benefícios trazidos pelo uso da ferramenta. Acompanhe!
O que é um CRM imobiliário?
Primeiramente, é preciso entender que CRM significa Customer Relationship Management (gestão de relacionamento com o cliente). Refere-se a uma metodologia de gestão que visa à criação de estratégias de relacionamento com o público da empresa.
Atualmente, o CRM é utilizado para se referir à soluções de TI que permitem a aplicação dessa metodologia pelas empresas de forma digital. Assim, um CRM imobiliário nada mais é que um sistema de gestão que oferece funcionalidades para otimizar as atividades de relacionamento com clientes das empresas desse mercado.
Como essa ferramenta ajuda na atuação das empresas do setor?
Um sistema de CRM imobiliário é importante para otimizar todas as ações realizadas pela empresa que envolvem o contato com seus clientes. Entre elas estão:
- coleta de dados dos clientes;
- manutenção de um banco de dados dos clientes;
- criação de estratégias de relacionamento;
- implementação de estratégias;
- acompanhamento de resultados.
Uma boa solução de CRM imobiliário permite que consultores e gerentes comerciais atuem de forma mais próxima de seus clientes, usando dados e informações que gerem atendimento personalizado e eficiente.
Como resultado, as empresas que optam pela implementação da solução em sua gestão se destacam da concorrência, aumentam suas vendas e garantem desempenho de maior valor no mercado.
Quais os benefícios trazidos pelo CRM imobiliário?
Como explicamos, o CRM imobiliário proporciona diversos benefícios às empresas do setor:
Automatização das tarefas
O primeiro benefício da adoção de um CRM imobiliário é a automatização de diversas tarefas feitas pelos consultores, como a coleta de dados sobre os clientes potenciais, envio de contratos, cobranças de pagamento, controle de agendas, organização de fluxo de caixa, entre muitas outras.
Um sistema completo permite que funções recorrentes e manuais sejam automatizadas, feitas sem o contato do profissional — responsável apenas pela gestão e acompanhamento dos processos.
Com isso, os consultores aumentam a eficiência e a produtividade no trabalho, podendo dedicar mais tempo a ações de maior importância, como o contato direto com os clientes.
Organização melhor dos processos
Outro benefício é o ganho de organização dos processos como resultado direto da automatização. Quando as atividades são feitas de forma sistemática, o padrão usado é sempre o mesmo, e o risco de cometer erros manuais é eliminado.
Dessa forma, a equipe aumenta sua organização e não precisa lidar com os imprevistos e problemas gerados por descuidos ou falhas em suas tarefas, algo que contribui para o aumento da produtividade geral.
Aproximação entre empresa e consumidor
O CRM imobiliário também permite que o consultor se aproxime de seus clientes, fazendo melhores contatos com ele e mantendo uma relação mais próxima. Isso ocorre porque o sistema permite a coleta de dados sobre cada cliente, indo além das informações básicas de contato.
As melhores soluções oferecem funcionalidades que acompanham as ações de cada cliente e atualizam seu perfil, apresentando uma visão mais completa de suas necessidades e preferências. Isso permite que os consultores ofereçam melhores opções e personalizem seu atendimento.
Agilidade no armazenamento de informações
Uma funcionalidade presente nas melhores soluções é a possibilidade de integrar o sistema CRM com outras soluções usadas na empresa, permitindo que a coleta e o armazenamento de dados sejam unificados.
Dessa forma, os dados sobre os clientes são unificados no mesmo banco de dados, apresentando não apenas as informações de relacionamento, mas também ações de vendas, logística e outras frentes do negócio.
Além disso, todo o processo de armazenamento é otimizado com a solução. Por meio dela, é possível automatizar a coleta e a organização dos dados, permitindo que o banco seja mais funcional. Opções de busca e filtragem também contribuem para isso.
Ganho de conhecimento sobre o cliente
Uma solução de CRM imobiliário permite que a empresa construa um perfil mais completo e dinâmico de seus clientes, apresentando informações sobre seu comportamento de compra e relacionamento com o negócio.
Com base nessas informações, os consultores podem personalizar seu atendimento e garantir resultados mais positivos em suas estratégias de marketing, vendas e relacionamento, o que impacta no retorno sobre os investimentos feitos e aumenta a lucratividade do negócio.
Aumento da fidelização dos clientes
Em um ambiente cada vez mais competitivo, manter clientes fiéis se tornou um dos principais objetivos de todas as empresas do setor imobiliário. Afinal, o custo de manter essas pessoas ou empresas é muito menor do que o de investir em novas estratégias no mercado.
Isso acontece porque os clientes fiéis retornam à empresa sempre que precisam dos serviços prestados por ela, evitando a concorrência. Além disso, eles se tornam um canal eficiente de comunicação da marca, fazendo sua indicação em seus círculos de amigos e conhecidos — processo chamado de marketing boca a boca.
Redução de custos
Com um relacionamento mais estreito com seus clientes, a garantia de que eles vão passar a fazer marketing boca a boca para a empresa e a possibilidade de criar estratégias mais eficientes, os custos da empresa são reduzidos.
O ganho de produtividade e a redução de erros manuais, trazidos pela automatização dos processos, também contribuem para um negócio mais lucrativo.
Fica evidente que investir em um CRM imobiliário é estratégia muito interessante. Além de proporcionar diversos benefícios, a ferramenta segue uma tendência importante do mercado: modernização e transformação tecnológica dos negócios.
Dessa forma, se você atua no setor e ainda não possui um software desse tipo para o seu negócio, este é o momento de investir! Não se esqueça de procurar um fornecedor de qualidade e uma solução especializada para ter melhores resultados.
Agora, que você já sabe os benefícios de um CRM imobiliário, confira outras formas de melhorar a experiência do cliente e garantir resultado acima da média do mercado!
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