A tomada de decisão é uma tarefa importante para qualquer gestor em qualquer tipo de negócio. Antes do avanço tecnológico, ela era feita com base em conselhos e intuição, contudo, hoje em dia, o mais seguro é dar cada passo amparado por dados.
Dentro desse prisma, chegamos ao conceito de Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Mercado, que define um conjunto de processos que resultam em uma gestão mais organizada e eficaz, além da redução de custos.
Acompanhe os próximos tópicos para aprofundar seus conhecimentos sobre esse termo e sua importância.
O que é Business Intelligence (Inteligência de Mercado)?
O termo foi criado nos anos 80 pelo Gartner Group, uma empresa de consultoria focada em tecnologia, e definido como uma série de atividades que incluem coleta, análise e organização de dados e geração de relatórios/gráficos para facilitar a gestão.
Em outras palavras: é o tratamento de dados estruturados para extração de informações e insights que suportem a decisão dos gestores. Com o devido tratamento, é possível criar uma visão ampla dos negócios para os líderes. Assim, eles podem decidir melhor se baseando no que tem funcionado e no que não tem.
Antigamente, a tomada de decisão era baseada na intuição dos gestores, e isso funcionava muito bem para o contexto. No entanto, com o boom tecnológico e o aumento da competitividade no mercado e autonomia do cliente, as escolhas precisam ser cada vez mais acertadas, pois as empresas não podem correr riscos. É preciso sempre atingir o alvo em cheio, senão o futuro da companhia pode estar comprometido.
Na batalha pelo sucesso empresarial, os acertos são como degraus adicionados para permitir que as empresas subam mais alto e os erros são como se eles fossem removidos abruptamente. Por isso, errar nas escolhas é sempre um problema.
Aplicação prática
Vamos tomar como exemplo uma ação de marketing com o intuito de promover uma marca. Uma boa estratégia, aliada com ações de BI, será segmentada e poderá atingir o público especificamente, se baseando em dados de outras tentativas passadas e nas métricas anteriores. Ou seja, a decisão dos pormenores da metodologia adotada tomará como referência informações de escolhas precedentes.
O BI também permite uma integração maior entre os diversos setores da empresa, conectando funcionários com diferentes responsabilidades. Ainda no exemplo acima, o marketing seria integrado com o setor de vendas para colher insights preciosos e conseguir uma eficácia ainda maior.
Qual a relação entre Business Intelligence e automação de processos?
Esses dois conceitos estão fortemente relacionados, afinal, a análise e organização dos dados é feita exclusivamente pela ferramenta de BI, de forma automatizada. Por isso, é possível relacionar também com o conceito de inteligência artificial, no sentido em que muitos softwares de Business Intelligence utilizam modelos inteligentes e autônomos.
A seguir, veremos como o BI está conectado à ideia de automação de processos.
Agilidade na comunicação
Com a centralização e integração de informações, o fluxo de dados dentro da empresa é muito mais organizado. Basicamente, tudo passa por um único caminho: a ferramenta responsável pela função de BI.
Por isso, a comunicação entre os setores internos fica mais ágil, afetando positivamente a produtividade e a garantia de qualidade nos serviços. O conhecimento pode ser passado para todos os funcionários em tempo real, o que ajuda bastante no dia a dia.
Estimulação da responsabilidade dos funcionários
O Business Intelligence fortalece a automação de processos manuais e repetitivos, o que significa que os funcionários ficam livres para tarefas mais estratégicas e importantes. Isso estimula a responsabilidade deles, pois faz com que compreendam que realmente estão contribuindo ativamente para o sucesso da empresa.
Isso, obviamente, é resultado de um engajamento dos colaboradores também. Com a agilidade dos processos e a otimização do dia a dia da companhia, os membros das equipes internas tendem a ficar mais satisfeitos e mais empolgados com o trabalho. Dessa forma, ficam também dispostos a contribuir com o crescimento.
Minimização de custos e erros
Tudo isso resulta em menos erros nas atividades operacionais, afinal, a automação incorre em maior precisão no gerenciamento dos dados e documentos importantes. Sabemos que esses arquivos sempre estão sujeitos a erros humanos, mas essa variável não existe quando um sistema artificial executa as tarefas.
Outro grande benefício é a redução dos custos. Com o aumento da produtividade, maior engajamento de funcionários e minimização de erros, a empresa terá menos problemas com gastos excessivos, o que resulta também em crescimento do lucro efetivo.
Previsão de tendências futuras
A organização dos dados e geração de insights ajuda os gestores a automatizarem a função de previsão de tendências futuras. Isso é um trabalho que as empresas têm que fazer para tomarem certas decisões, como escolher em que setor investir mais dinheiro.
Com ferramentas de BI e análises preditivas, esse processo fica mais seguro, pois é baseado em observações acertadas e fundamentadas em métodos estatísticos, ou seja, com o objetivo de maximizar a probabilidade de sucesso.
Como isso ajuda a empresa a crescer?
Uma consequência direta desses benefícios é o aumento da solidez dos negócios. As empresas crescem de uma forma mais segura quando amparadas em estratégias precisas e em uma gestão mais eficiente.
Com menos erros cometidos, a vantagem competitiva é mantida em um nível alto, e é possível planejar ações e prever seus resultados para sair na frente na corrida do mercado.
Mais conhecimento para os gestores ajuda a sair de momentos de crise também. Uma visão ampla das estratégias que deram certo em outros ramos e em outras empresas, aliada com um raio X dos resultados da própria companhia, ajudam na recuperação de momentos difíceis e na retomada do crescimento.
Como vimos neste artigo, o BI ajuda na gestão das empresas com análise, coleta e organização de dados para geração de direcionamento para a tomada de decisão. Ou seja, fornece as lentes para que as companhias enxerguem devidamente o terreno que estão explorando e quais passos devem tomar.
Por esses motivos, o termo Business Intelligence está cada vez mais em alta. Compartilhe já este artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem o poder e a importância desse conceito!