Um dos principais fatores que determinam o sucesso de uma organização é o quão preparado é seu time. Afinal, são os profissionais de um negócio que planejam, executam e acompanham estratégias, bem como fazem todo o relacionamento com seus clientes. Por esse motivo, é fundamental investir em capacitação dos funcionários.
A prática é a melhor forma de garantir que seus colaboradores estão aptos a lidar com os desafios do mercado, seja operando uma máquina na linha de produção, seja fechando um negócio com um potencial cliente. Caso contrário, eles ficam com conhecimento defasado, o que os faz perder sua capacidade competitiva.
Um exemplo claro disso está na adaptação do uso de ferramentas tecnológicas no ambiente de trabalho. Elas são mais complicadas e difíceis de usar para aqueles que não passam por um processo de treinamento e adaptação.
Ainda não se convenceu? Continue a leitura para entender, em detalhes, como essa prática pode beneficiar a sua empresa!
Benefícios da capacitação dos funcionários
Esse movimento está acontecendo em todo o mercado. Não se adaptar é ficar para trás e correr o risco de perder seus talentos para organizações que oferecem melhores oportunidades para seus colaboradores. Você não quer passar por isso, certo? Então, veja por que vale a pena capacitar os funcionários.
Melhora o relacionamento com clientes
O primeiro motivo para valorizar a capacitação dos funcionários é que, quanto mais preparados e dotados de conhecimento, melhor será seu relacionamento com os clientes da empresa.
Isso acontece porque um colaborador que entende do negócio, de seus produtos e soluções, as formas de negociação e o comportamento de compra, tem mais conhecimento para tirar dúvidas e encontrar a melhor solução para o cliente. Este, por sua vez, terá uma experiência melhor e mais satisfação.
Aumenta a produtividade
A produtividade é outro indicador impactado pelo investimento em capacitação de profissionais. Ao preparar e treinar seus colaboradores, eles desenvolvem aptidões teóricas e técnicas importantes para exercerem suas responsabilidades de forma mais eficiente, sem dúvidas e problemas de refação por falta de conhecimento.
Dessa forma, quanto mais a empresa investe no desenvolvimento de seu time interno, mais tarefas são realizadas, prazos são cumpridos, ocorrência de erros é reduzida e a qualidade do trabalho aumenta — fatores que determinam a produtividade de cada profissional e de toda a equipe.
Melhora o ambiente de trabalho
Manter um bom ambiente de trabalho pode ser um desafio para muitas empresas, principalmente entre equipes que lidam com pressões de metas, rotinas corridas e muita cobrança — como os setores de varejo e de mobiliário.
A capacitação dos funcionários vai ajudar a minimizar ou eliminar muitos fatores que minam a boa convivência e os relacionamentos entre os membros do time. Por exemplo, desorganização, falta de comunicação e de clareza nas atividades, métodos e processos, bem como dificuldades técnicas.
Os atritos, as frustrações e a insatisfação impedem que os colaboradores trabalhem com qualidade. Treinamentos e ações de capacitação fazem com que os funcionários dominem melhor todas as atividades da área. Logo, a rotina de trabalho será mais harmoniosa, com menos chances de haver algum dos problemas citados.
Diminui a rotatividade da equipe
Um indicador com o qual toda empresa se preocupa muito é a taxa de turnover — tempo médio que um colaborador permanece na organização. Quanto maior esse valor, mais custoso para ela, uma vez que há diversos gastos com cada profissional contratado.
Quando o turnover é alto, muitas organizações acreditam que não vale a pena investir em capacitação, e isso é um grande erro. Na verdade, é uma das melhores formas de incentivar os profissionais a ficarem na empresa. E os benefícios são visíveis.
O profissional treinado e capacitado tem mais chances de entregar bons resultados e de enxergar oportunidades de carreira. Ele também trabalha mais leve, em um ambiente mais funcional e sem aquelas adversidades que o motivariam a buscar outras opções.
Além de reter os talentos, uma estratégia de desenvolvimento bem criada alimenta um sentimento de gratidão nos colaboradores, pois eles se sentem valorizados e importantes para a empresa.
Reduz custos
Outro benefício importante resultado da capacitação dos funcionários é a redução de custos. São eliminados ou minimizados problemas, como:
- contratação de mais profissionais devido à baixa produtividade;
- refação de tarefas;
- perda de prazos;
- atendimentos malfeitos que levam à perda de clientes;
- turnover dos profissionais;
- não aproveitamento de todas as funcionalidades de sistemas e soluções por desconhecimento técnico;
- perda de oportunidades do mercado por falta de conhecimento.
Todos esses problemas geram gastos financeiros que minam a competitividade do negócio. Porém, eles são resolvidos a partir das capacitações e dos treinamentos, que deixam o time bem preparado, produtivo e eficiente para a empresa.
Aumenta a competitividade no mercado
Todos os itens que listamos anteriormente resultam no melhor ganho que um negócio pode ter: aumento de competitividade no mercado. Isso porque o ambiente interno é melhorado, aumenta-se o conhecimento, a produtividade e o potencial desses profissionais.
Os custos da empresa também são reduzidos, ou seja, ela passa a produzir mais e a gastar menos. Desse modo, obtém melhores resultados financeiros, como o aumento da receita e da lucratividade.
Dicas de como investir nessa capacitação
Apesar de assustar algumas empresas, criar uma estratégia eficiente de treinamento não é um bicho de sete cabeças, apenas um processo que exige investimento de tempo e monetário. Por esse motivo, muitas organizações optam por contratar um fornecedor especializado no assunto, que vai realizar essa atividade por completo.
Caso a empresa se interesse em realizá-lo por conta própria, é totalmente possível. Basta seguir os seguintes passos:
- realizar um mapeamento das necessidades de treinamento e capacitação dos funcionários — podem ser usados formulários e entrevistas, bem como indicações de gestores;
- analisar e definir um cronograma de ações, priorizando treinamentos mais importantes;
- definir quais técnicas serão usadas — palestras, salas de aulas práticas, plataformas de ensino, videoaulas etc.;
- estabelecer formas de mensurar resultados;
- implementar e acompanhar;
- usar os resultados para otimizar e recomeçar o processo.
Fica evidente que investir na capacitação dos funcionários é uma prática importante para o sucesso de uma empresa. Quando feita de forma correta, ela garante muitos benefícios para o negócio, como aumento da produtividade, retenção de talentos, melhoria do ambiente interno e redução de custos.
Além disso, a maior atenção ao desenvolvimento dos profissionais dentro das organizações é uma importante tendência no mercado. Dessa forma, empresas que desejam se manter competitivas, devem acompanhá-la e dar início a projetos de ensino corporativo.
Agora que você já conhece a importância da capacitação dos funcionários, veja como coletar e transformar seu negócio com feedback dos clientes e melhore ainda mais seus resultados!