A transformação digital já está deixando de ser um diferencial para se tornar um requisito para a sobrevivência das empresas no mercado. Com o avanço das tecnologias os clientes têm mais autonomia, e é preciso satisfazê-los com estratégias que reconhecem a importância deles para os negócios. A digitalização dos processos é bastante benéfica para as companhias, pois resulta em uma melhor administração, em experiências mais positivas para os consumidores e mais produtividade.
Veremos nos tópicos a seguir como esse processo está mudando o setor imobiliário e os benefícios de uma plataforma que ajudará você a alcançar os resultados, como a SnapProperty.
Como a transformação digital está mudando o mercado imobiliário?
Como na transformação digital, o cliente sai do papel de mero coadjuvante para centro das estratégias da empresa, e tudo deve ser feito considerando o impacto para o consumidor.
O cliente tem pressa, principalmente aquele que deseja alugar um imóvel. Por isso, o setor imobiliário tem uma forte e crescente demanda por maneiras mais rápidas de conduzir os processos e as atividades. Quem trabalha no ramo sabe como a burocracia é um problema recorrente: o fluxo de documentos e informações é extremamente alto, e lidar com tudo isso é complicado.
Além disso, as pessoas utilizam cada vez mais os celulares para acessar a internet, como afirma esta reportagem da Folha de São Paulo. Por isso, as empresas já estão focando em soluções móveis, que oferecem praticidade ao usuário — o que já ajuda bastante com o problema do tempo.
A digitalização dos processos está incentivando a automatização de tarefas manuais. Se antigamente o paradigma principal era caracterizado pelo uso de documentos impressos e físicos, nos tempos modernos as atividades são virtualizadas, o que reduz risco de erros na manipulação das informações, de perda de arquivos cruciais e facilita a gestão com a centralização e a integração dos dados. Com isso, o trabalho do gestor fica mais organizado e a qualidade dos serviços melhora.
A transformação digital no setor imobiliário é caracterizada também pelo uso de estratégias de marketing digital, como e-mail marketing e marketing de conteúdo — como formas de engajar clientes no ambiente virtual. Se o locador/locatário é o centro do objetivo das companhias, as marcas precisam desenvolver o relacionamento com eles e focar em criar uma experiência marcante.
Há também uma ênfase em aplicações omnichannel, que visam conectar diversos canais de comunicação com o público.
O que é a plataforma SnapProperty?
O SnapProperty é uma plataforma de gestão de imóveis que permite o controle de diversas fases, como captação, locação e administração. É um sistema que foca em centralizar informações para solucionar o problema da dispersão que as empresas administradoras enfrentam — e que só contribui para o aumento da burocracia.
Com a aplicação, os gestores dispõem de um aplicativo para celular com todos os dados e as funcionalidades necessárias.
A plataforma ajuda também na geração de conhecimento para os gerentes com relatórios, gráficos e métricas que analisam o desempenho da equipe de colaboradores. Dessa forma, é possível lidar com o alto fluxo de dados com mais facilidade, sem afetar a produtividade e a qualidade dos serviços.
Quais são seus benefícios?
Melhoria dos processos internos
O SnapProperty afeta diretamente o dia a dia da empresa administradora, agilizando os processos. Com a automatização de tarefas manuais, como gerenciamento de pagamentos e cobranças, organização das aprovações de propostas e até mesmo controle de agendamento de visitas, as atividades ficam mais rápidas, ao mesmo tempo em que a qualidade e a segurança quanto aos riscos é garantida.
Com o sistema hospedado na nuvem, as informações ficam sempre disponíveis e podem ser acessadas a qualquer momento por qualquer dispositivo.
Captação mais rápida
Com isso, a captação de imóveis fica bem mais rápida também. É possível eliminar os entraves das operações cotidianas com o devido controle de toda a documentação envolvida, contratos e assinaturas.
Engajamento dos colaboradores
Um dos grandes desafios da transformação digital é o engajamento da equipe interna. Afinal, é normal que eles apresentem resistência com novas tecnologias e mudanças nas metodologias de trabalho. No entanto, é preciso que eles sejam treinados para que contribuam com o processo de adaptação e estejam alinhados com a cultura da empresa.
Para ajudar nesse quesito, o sistema incentiva a meritocracia entre os funcionários por meio de rankings e análises de desempenho. Com isso, eles competem entre si de forma saudável para conquistar resultados melhores, que beneficiam a eles e à empresa. Com os colaboradores devidamente preparados e engajados, fica mais fácil dar seguimento ao processo de digitalização.
Produtividade
Com a melhoria dos processos internos — vantagem já mencionada —, a produtividade da empresa aumenta consideravelmente. As equipes dispõem de um serviço que permite manipular diversos contratos e informações de forma simultânea, com um fluxo de dados bem mais organizado.
A integração de informações facilita a busca por elas, o que agiliza várias tarefas. Além disso, com o devido envolvimento dos colaboradores é possível melhorar o trabalho deles e conseguir melhores resultados em menos tempo.
Melhor experiência para clientes
Tudo isso resulta em uma melhor experiência para o locador e o locatário. O primeiro conta com um gerenciamento de contratos e cadastro dos imóveis que deixa o processo mais intuitivo e fácil de fazer — além de mais rápido.
O segundo tem um perfil que o ajudará a encontrar soluções mais adequadas para seus problemas e ainda dispõe de um serviço que facilita a interação com o locador e desburocratiza o contato entre eles, facilitando a aprovação de propostas.
Com isso, fica mais fácil diminuir o tempo em que um imóvel fica desocupado, o que agrada a ambos os lados.
Como funciona o processo de implementação?
Depois de entrar em contato com a empresa provedora do SnapProperty — a SnapSystems —, o cliente terá que passar por um treinamento para aprender a lidar com as funcionalidades da plataforma e extrair o melhor dela. Além disso, a companhia realiza reuniões semanais para organizar tudo e facilitar o processo.
A digitalização dos processos no setor imobiliário é fundamental para gerar vantagem competitiva e melhorar os resultados e a experiência do cliente. Para isso, as empresas devem investir em soluções móveis que facilitem a vida dos usuários ao desburocratizar as tarefas. O SnapProperty é uma ótima opção para ajudar os empresários do ramo a alcançarem os benefícios citados.
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