A coleta de feedback dos clientes é fundamental para que as empresas entendam melhor o seu público e descubram qual é a melhor forma de vender seus produtos/serviços. Ou seja, é uma maneira de alinhar ainda mais os negócios às vontades dos consumidores e estimular o crescimento — além de ser importante para auxiliar no desenvolvimento da inteligência da empresa e na tomada de decisões.
Se você quer aprender mais sobre os benefícios desse tipo de retorno do público, continue a leitura deste artigo!
Como obter feedback dos clientes?
CRM
O CRM é uma estratégia de negócios que concentra os esforços nos clientes. A ideia é manter um banco de dados com informações relevantes de cada um dos consumidores que integram o seu público e dos que ainda farão parte dele.
Com essa estratégia bem desenvolvida na sua empresa, você dispõe de informações detalhadas que podem fornecer bons insights acerca das preferências e dos hábitos dos seus clientes e leads. Isso pode servir como um bom feedback, já que esses pontos podem ser trabalhados para melhorar a experiência dos consumidores e transformar o seu negócio.
Com uma melhor integração de informações de diversas fontes e setores, sua empresa descobrirá a linguagem adequada para se comunicar com cada cliente especificamente. Unindo as informações, também é possível encontrar padrões de necessidades que ajudarão a entender em que os funcionários devem focar.
O CRM ajuda a entender melhor o seu público, o que resulta em um planejamento de marketing mais eficiente, melhores atendimentos, além de melhores estratégias de vendas também. É uma técnica efetiva para impulsionar os negócios, beneficiando diversos setores ao mesmo tempo.
Formulários de pós-venda
É interessante que você obtenha avaliações dos seus consumidores depois do processo da compra. Informações sobre o que os motivou a comprar, por exemplo, podem ser cruzadas com outros dados e gerar mais inteligência para a empresa. Entender as motivações do comprador pode ajudar a sua marca a atrair mais pessoas.
Pesquisa de satisfação
Uma boa maneira de saber dos clientes como eles se sentem é perguntá-los diretamente. Para isso, desenvolva questionários objetivos com perguntas relevantes para extrair informações úteis.
Atualmente, você pode utilizar diversas ferramentas digitais para criar bons formulários de pesquisa, como o Google Forms e o Survey Monkey. Com a opção do Google, inclusive, é possível adicionar vídeos e imagens para tornar as perguntas ainda mais claras e fáceis de compreender. Essa opção permite, também, uma integração com o Google Sheets, que auxilia no estudo dos resultados da pesquisa.
Analytics
Explorar o tratamento dos dados estruturados e não estruturados atualmente é imprescindível para quem quiser se destacar no mercado. Com os métodos analíticos em grandes bases de dados, você consegue detectar padrões significativos e gerar conhecimento útil para a empresa em benefício de diversos setores.
Caso a base seja composta por informações dos clientes, é possível extrair feedbacks preciosos sobre os seus produtos/serviços. Um exemplo disso é a fabricante de artigos esportivos Nike, que utiliza dados de um aplicativo de corrida, como velocidade e quantidade de passos, para conhecer melhor seu público.
Com o feedback dos clientes, é possível fazer análises específicas para prever os desejos e as necessidades do seu público e personalizar ainda mais os seus produtos.
É recomendado, por exemplo, utilizar ferramentas de Analytics para estudar os resultados de uma pesquisa de satisfação, com a finalidade de encontrar padrões e extrair insights deles.
E-mails
Outra forma de obter feedbacks é utilizar e-mails. Com ferramentas automatizadas como Mailchimp, você pode criar mensagens personalizadas para os seus potenciais clientes e extrair informações importantes acerca da experiência deles. É uma maneira ainda mais direta e pessoal de abordar aqueles que já visitaram o seu site.
Com as avaliações e respostas, você conseguirá desenvolver estratégias para nutrir esses leads e atraí-los para a decisão de compra.
Redes sociais
Compreenda o poder das redes sociais. Uma empresa que participa ativamente nas mídias, interagindo com o público, se destaca e aumenta as possibilidades de desenvolver um relacionamento mais próximo com ele.
Além disso, é possível coletar respostas e reações das pessoas por meio das interações nesses espaços. Os usuários estão sempre dando feedbacks sobre serviços/produtos de forma espontânea nas redes, portanto, essa é uma maneira prática de entender como eles pensam.
Testes de usabilidade
Essa estratégia é muito utilizada por companhias de desenvolvimento de software e consiste em oferecer produtos para serem testados por determinado conjunto de pessoas. Depois dos testes, a empresa receberá um feedback poderoso acerca dos seus produtos e poderá pensar em como melhorá-los.
Uma das grandes vantagens é que, com testes de usabilidade, fica mais fácil obter retornos sobre detalhes específicos dos seus produtos, que geralmente podem passar despercebidos nos processos de desenvolvimento. Também é vantajoso por acontecer antes da implantação para o público geral, oferecendo segurança à empresa com relação ao risco de oferecer um produto ruim ou defeituoso.
Qual é a importância da satisfação do cliente?
Ter clientes satisfeitos, felizes e dispostos a continuar negociando com uma marca é o objetivo de todo administrador, e saber por que eles estão satisfeitos é importante para que a empresa continue investindo nisso como diferencial para conquistar outros consumidores.
Por meio dos feedbacks você fica ciente dos seus pontos fortes (os que deve manter) e dos seus pontos fracos (os que deve trabalhar para melhorar).
Entenda que até mesmo os feedbacks negativos podem ser úteis. Além de saber lidar com queixas e reclamações, é importante saber como transformá-las em mudanças, cuidando dos pontos citados e dos erros apontados. Considere cada opinião como válida para o seu negócio.
Na maioria das situações, o fato de você se importar com os clientes e suas opiniões já faz com que eles se sintam mais satisfeitos. Ou seja, investir no estudo da satisfação pode gerar satisfação também.
Como detalhamos neste post, estudar as preferências dos consumidores é a melhor forma de saber como aprimorar o trabalho. Para fazer isso de formas mais efetivas, as opções citadas são muito importantes. Recomenda-se, porém, que antes de implementar qualquer uma das opções, vocÊ se concentre em desenvolver uma estratégia focada no cliente, como propõe o CRM — sem ela, nenhum dos métodos citados vai funcionar como deveria.
Agora que você já sabe a importância de feedback dos clientes para o crescimento da sua empresa, deixe um comentário com a sua opinião sobre as estratégias citadas e participe da discussão desse assunto tão importante!
[…] monitorar o tempo de atendimento, a fim de conhecer os principais problemas e estudá-los. Coletar feedbacks também ajuda bastante, uma vez que não há ninguém melhor para avaliar um serviço do que os […]