Um dos fatos do empreendedorismo hoje em dia é que o consumidor é mais importante que os produtos/serviços. Com os avanços tecnológicos que vivemos, é preciso saber como fidelizar clientes com estratégias que visam à criação de um relacionamento saudável entre eles e a marca.
Afinal, é isso que define a decisão do comprador em tempos de tanta concorrência. Por isso, nos dias de hoje a fidelização de clientes deve ser uma das prioridades de qualquer empresa.
Quer saber mais sobre esse tema? Leia o nosso artigo de hoje até o fim.
Como o relacionamento cria fidelização?
Um termo bastante relevante atualmente é marketing de relacionamento. Esse conceito refere-se a um conjunto de estratégias que priorizam uma conexão mais próxima entre marca-cliente, com a empresa buscando proporcionar ao consumidor uma experiência marcante e memorável.
O relacionamento implica que a marca conhece o comprador, seus hábitos, características psicológicas, psicográficas, medos e anseios. É uma relação baseada em empatia por parte da companhia, que compreende o consumidor como um ser humano dotado de necessidades e busca adentrar o mundo dele.
Naturalmente, o setor de atendimento tem um papel fundamental nessa ideia de relação que estamos tratando. É por meio de canais de comunicação para solução de dúvidas e problemas que sua marca pode estudar o público, descobrir o tom ideal para falar com eles e estabelecer uma cordialidade.
Mas esse termo vai além do atendimento: abrange amplamente todas as etapas da jornada do cliente, até o pós-venda, sempre estimulando o diálogo entre as duas partes e a busca pela satisfação do consumidor.
Uma vez que as pessoas tiveram uma boa experiência com sua empresa, criaram um laço de relação mais próximo do que o simples contrato comprador-vendedor, e por isso, se sentem bem com o serviço oferecido. Certamente lembrarão disso no futuro e voltarão a fazer negócios.
Afinal, o ser humano quer ficar onde se sente bem e conversar com quem o entende. Assim também, eles podem divulgar a marca à qual são fiéis, como evangelistas, empolgados com a qualidade do seu serviço.
Como fidelizar clientes?
Fidelizar é fundamental, pois reduz custos também. O gasto para atrair um cliente novo é maior do que o necessário para manter um já existente, que não precisa de um atendimento mais demorado, por exemplo.
A seguir, algumas dicas de como fidelizar clientes.
1. Facilite o contato do cliente com a empresa
Entenda que o consumidor é apressado e tem muitas dúvidas, por isso, quer que elas sejam solucionadas de forma rápida. Assim, é importante trabalhar para facilitar o contato, focando em uma diversidade de canais de comunicação integrados, que ofereçam múltiplas opções para o público.
Não incomode seu cliente com formulários extensos antes do contato. Faça com que o processo seja o mais simples possível e eficaz, com a devida solução que ele precisa.
2. Ofereça incentivos para seu retorno
Conversar com o cliente no pós-venda e oferecer ofertas e programas especiais são ações estratégicas e funcionais. Afinal, o consumidor precisa de motivos concretos para retornar, e as estratégias de relacionamento focadas em satisfazê-lo seguem até depois da compra também.
Com os dados do comprador que você tem, apresente ofertas personalizadas e segmentadas que atingem suas necessidades específicas. Assim, eles entenderão que sua empresa realmente os conhece.
3. Direcione o cliente ao foco certo
A personalização também ajuda nesse quesito. Às vezes, sua empresa tem uma série de produtos/serviços para ofertar, por isso, para facilitar a vida do comprador, seria interessante que você filtrasse o que ele realmente quer, baseado em um estudo prévio de quem ele é.
Dessa forma, você pode interagir mostrando que sabe suas necessidades e que está disposto a solucionar os seus problemas.
É importante que o processo de compra seja simples e intuitivo para o público, assim, eles voltarão outras vezes. Também é crucial que as expectativas deles sejam plenamente atendidas pelo seu serviço.
4. Monitore ações do cliente
Outra estratégia fundamental é a utilização de softwares para análise de dados dos clientes. Assim, você pode desenvolver ainda mais o conhecimento da empresa e monitorar as ações deles, buscando extrair insights.
Com mais informação útil, os gestores podem tomar decisões mais eficazes e atrair o consumidor de forma mais precisa. Com indicadores de desempenho, é possível trabalhar para melhorar pontos específicos.
5. Não seja invasivo
Atente para as premissas do marketing de permissão: não seja invasivo, nem tente forçar o cliente a comprar nada. Entenda suas necessidades, suas limitações e suas vontades. O foco das estratégias deve ser o que o comprador quer, portanto, ele deve dar permissão a cada passo da empresa.
Ao respeitar a vontade do consumidor, a marca consegue criar confiança e fortalecer o relacionamento.
6. Faça o cliente perceber que ele é o centro da estratégia
Além de focar totalmente no cliente, é importante saber como fazer com que ele perceba isso. Ele deve entender que sua função é estratégica para a companhia e que a sobrevivência da marca precisa dele. Faça com que as pessoas se sintam especiais ao negociar com sua empresa.
Quando o consumidor começar a perceber o quanto ele vale para você, entenderá que é interessante manter o relacionamento por mais tempo. Com isso, se estabelece uma parceria de fato em que todos saem ganhando.
Como usar o feedback como ferramenta de fidelização?
Coletar feedbacks é outra boa forma de criar uma relação duradoura com o público. Afinal, vamos tomar como exemplo uma boa relação interpessoal: ela sempre se baseia na transparência entre as partes, em que uma delas sempre está à vontade para criticar e sugerir melhorias. Da mesma forma, deve ser com vendedores e compradores.
Além de satisfazer o consumidor, pois faz com que eles se sintam importantes para o crescimento da companhia, um bom feedback ajuda a empresa a estudar ainda mais seus métodos e verificar se eles têm sido devidamente efetivos e funcionais. Assim, é possível focar nos pontos citados e trabalhar para melhorar a experiência do cliente.
Com a evolução dos serviços, e o público se sentindo parte da estratégia, você conseguirá atrair mais pessoas dispostas a serem leais ao seu negócio.
É importante mencionar que as estratégias citadas são ainda mais poderosas se unidas. Portanto, entenda a necessidade de priorizar o atendimento ao cliente para atraí-los para mais perto. Com isso, é possível aumentar a receita da companhia e criar vantagem competitiva.
Como vimos, é fundamental saber como fidelizar clientes para alavancar os resultados atualmente. Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos, continue conosco e entenda como é possível melhorar a experiência do cliente neste outro artigo. Até lá!