Desenvolver estratégias para alcançar um bom relacionamento com o cliente é crucial para o sucesso de uma empresa em tempos de alta concorrência no mercado. Afinal, os clientes têm várias opções e escolhem as que proporcionarem uma boa experiência, o que gera um valor único para eles. Ademais, trabalhar esses fatores ajuda a criar fidelidade entre os consumidores e gerar mais receita.
Para descobrir estratégias efetivas para melhorar a relação com o público e os resultados da sua companhia, continue acompanhando este post até o final. As informações aqui contidas podem ajudar muito em seu objetivo. Confira!
Conheça os hábitos do consumidor
Primeiro de tudo, é fundamental que a empresa saiba quais são os hábitos do seu consumidor. Nas estratégias antigas de marketing, era comum desenvolver um perfil de público-alvo, bem resumido, baseado em poucas informações para guiar as ações.
Contudo, com a evolução do marketing digital, a opção mais efetiva e funcional é o estudo de personas. Com ele, os funcionários conseguem descobrir os hábitos dos consumidores, suas características psicológicas e psicográficas, e isso tudo ajuda a dialogar de maneira mais próxima com eles.
Saber quais são os hábitos dos clientes também é útil para desenvolver inovação. Afinal, você pode pensar em personalizar os serviços para atender aos desejos específicos do seu público e buscar tornar a vida deles mais fácil.
Invista em uma mudança de cultura para um melhor relacionamento com o cliente
Gestão de relacionamento com o cliente é uma questão pouco operacional e mais cultural. Ou seja, sua empresa não conseguirá desenvolver estratégias melhores para captação e fidelização se focar somente em algumas poucas ações.
É preciso que haja uma mudança profunda no modelo de negócios e na forma de pensar para orientar tudo isso ao consumidor. O comprador/usuário deve ser prioridade, até mesmo acima dos produtos e serviços. Todos os funcionários dos diferentes setores devem compreender isso.
Isso se relaciona com o que foi mencionado no tópico anterior: se enxergar uma possibilidade de maior atração e fidelização por personalização de produtos ou oferecimento de serviços específicos, sua empresa não deve hesitar. Afinal, o consumidor deve ditar os rumos do negócio.
Feedbacks dos clientes também são bastante úteis. Quando a companhia ouve o retorno deles e trabalha naquilo que foi sugerido, o público se sente valorizado e se sente parte da estratégia. Ou seja, é fundamental que o consumidor seja o centro e que você consiga fazê-lo se sentir dessa forma.
Esteja em diferentes canais de comunicação
Utilize diferentes formas para dialogar com seu público. Esteja acessível em mídias diferentes. Assim, eles terão mais possibilidades de encontrar sua empresa e de se conectar a ela.
Entenda a importância de criar uma estratégia omnichannel, que foca em conectar os canais de comunicação online e offline para facilitar ainda mais a vida de seus consumidores. O termo começou a ganhar relevância diante de uma pesquisa que revelou que 25% dos clientes vai conferir um produto em uma loja física antes de efetuar a compra no site e 47% procura na internet antes de comprar.
É um conceito que vem sendo aplicado no e-commerce, mas também pode ser benéfico no setor imobiliário. Uma das aplicações é no suporte. Quando utiliza uma estratégia omnichannel, as empresas podem atender aos seus clientes em qualquer canal, com uma capacidade de integração entre os sistemas que permite um conhecimento maior de cada problema em específico.
Foque em agilidade no atendimento
É fundamental focar na qualidade no atendimento. Afinal, ninguém gosta de ser maltratado e de enfrentar uma longa demora antes da resolução de seu problema. Invista em integração dos sistemas e em ferramentas de automação para agilizar o atendimento e satisfazer ainda mais os consumidores.
É importante dispor de indicadores que permitem monitorar o tempo de atendimento, a fim de conhecer os principais problemas e estudá-los. Coletar feedbacks também ajuda bastante, uma vez que não há ninguém melhor para avaliar um serviço do que os próprios clientes.
Reduza processos burocráticos
Processos demorados e difíceis são sempre desencorajadores para os usuários de um serviço. Por isso, se quiser melhorar o relacionamento com o cliente, priorize tornar as atividades mais intuitivas para o público, sempre auxiliando as pessoas quando precisarem.
Afinal, se, por exemplo, você como usuário tiver que optar entre um sistema bem difícil, que requer informações técnicas demais, com interface desorganizada que pouco ajuda ou um que seja simples de compreender, é fácil notar que a segunda opção parece bem melhor, não é?
Invista em marketing de experiência e de permissão
Marketing de experiência é um tipo de metodologia para criar conexão com o público e investir na satisfação das pessoas que utilizarem seu produto/serviço.
Esse ponto converge bem com os anteriores, afinal, essa forma de marketing prioriza uma integração de ações da empresa com o foco em gerar uma experiência marcante e memorável que fará as pessoas voltarem à sua marca e ainda divulgarem em todo lugar.
O Marketing de experiência também é focado no cliente e confere mais autonomia a ele. Está relacionado com outro conceito que você deve considerar também: o marketing de permissão, que visa construir uma maior conexão com consumidores buscando o consentimento deles para realizar ações. Essa ideia foi inspirada pelo Seth Godin em seu livro “Transformando estranhos em amigos, e amigos em clientes”.
A fidelização fica mais fácil quando você tem a opinião das pessoas e consegue avançar nas estratégias à medida que elas permitem. Vale lembrar que a experiência do usuário vai além do momento de atração até a venda. Envolve o pós-venda e o sucesso que o cliente obteve com seus serviços/produtos.
Utilize soluções tecnológicas avançadas
Para implementar bem todos esses pontos anteriores, é imprescindível utilizar tecnologias avançadas. Abuse, por exemplo, de ferramentas de ciência de dados para analisar informações sobre o seu público e tomar decisões relevantes que gerem impacto.
Você também pode adotar soluções de inteligência artificial para automatizar processos e agilizar o atendimento, bem como gerar mais conhecimento que permitirá uma personalização mais segura e certeira.
Com análises preditivas, você pode até mesmo prever os desejos futuros do seu público com base no que ele já adquiriu ou demonstrou interesse. Dispondo desses dados, pode sugerir itens relacionados e satisfazer o cliente com bonificações personalizadas.
É importante agilizar os processos para facilitar a vida das pessoas, afinal, nos tempos modernos, eles têm pressa para resolver seus problemas. Uma vez que, se a experiência for satisfatória e rápida, os consumidores certamente lembrarão de sua marca e se tornarão fiéis à sua empresa.
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