Chat with us, powered by LiveChat

Conheça 7 motivos para utilizar um software de assinatura eletrônica

As tecnologias seguem evoluindo e facilitando cada vez mais as operações corporativas. Uma delas é a assinatura eletrônica, que pode ser implementada no negócio por meio de um software específico.

A ferramenta oferece muitas vantagens para as empresas, principalmente aquelas que lidam com um grande volume de documentos, como as administradoras de imóveis. Se você ainda não a conhece, é bom ficar atento, pois ela reduz muito tempo e custos nos processos de formalização de documentos para a compra, venda e aluguel de imóveis.

Então, ficou interessado? Continue lendo e descubra tudo sobre essa tecnologia!

O que é um software de assinatura eletrônica?

Antes de entender o software, você precisa entender o conceito por trás dele. Também conhecida como assinatura digital, essa versão eletrônica representa uma alternativa às tradicionais assinaturas manuscritas, podendo ser realizada a distância em documentos digitalizados.

Em outras palavras, essa é uma solução para quem precisa redigir, assinar e formalizar muitos contratos e documentos durante o dia, mas não pode estar em tantos lugares em tão pouco tempo.

Para facilitar o processo, as empresas podem contar com um software específico, que permite não só a assinatura, mas também o envio, o recebimento e o gerenciamento dessas ações com segurança. Esse sistema é desenvolvido combinando o gerenciamento de conteúdo corporativo (Enterprise Content Management, ou ECM) com uma plataforma de assinatura digital, que entrega uma solução mais completa.

Assim, e-mails automáticos notificam os usuários quando uma assinatura é requerida e, com apenas um toque na tela, é possível realizar essa ação, enviar o documento assinado, criar uma cópia de segurança e armazená-la em um espaço individual na nuvem. Basta ter um dispositivo móvel com conexão à internet e um acesso autorizado ao sistema.

Quais são as principais vantagens de usar essa ferramenta?

Como essa tecnologia permite a assinatura de documentos eletrônicos a partir de qualquer lugar e horário, desde que foi desenvolvida ela vem sendo usada cada vez mais. No mercado imobiliário, em especial, ela representa uma solução importante. Veja agora os principais motivos!

1. Melhora o gerenciamento de buscas por documentos

Na maioria das administradoras de imóveis, a consulta de documentos físicos pode ser uma tarefa árdua, exigindo a busca manual em arquivos com grandes armários e gaveteiros. Para piorar, muitos deles não são organizados por uma ordem lógica, que facilite o processo.

Como documentos e contratos precisam ser revistos e alterados com frequência no segmento imobiliário, isso pode levar tempo. Porém, com um sistema de assinatura eletrônica, a empresa pode resolver esse problema e passar a realizar essas buscas em meios digitais, assim como fazemos no Google, por exemplo.

Você só precisa digitar uma palavra-chave relacionada ao documento que ele será localizado automaticamente. E não é só isso! A empresa ainda consegue monitorar as buscas que são feitas no sistema e fiscalizar as alterações de informações.

2. Amplia o acesso às informações de contratos

Se quiser ir além da simples localização de um contrato ou outro tipo de documento, partindo logo para a informação desejada, você também pode. O sistema de assinatura eletrônica entrega uma ferramenta de busca avançada, permitindo a visualização do que você procura em uma página específica.

Os desenvolvedores sabem que a liberação de acesso às informações é uma parte crítica do sistema, algo que deve ser bem planejado. Por isso, eles oferecem aos administradores a possibilidade de definir as permissões.

Além de login e senha, a empresa pode ajustar os níveis de acesso para cada usuário, classificando as autorizações por “Apenas Visualizar”, “Visualizar e Editar” e “Visualizar, Editar, Baixar e Enviar”. Assim, a empresa pode limitar o acesso a certos documentos e agregar uma ordem para as assinaturas.

3. Aumenta a aceitação jurídica da empresa

Hoje, os documentos assinados digitalmente já têm o mesmo status legal que os assinados de forma manual. Isso porque as assinaturas eletrônicas foram validadas pelas autoridades competentes, que disponibilizam certificações e provedores de serviços de confiança para verificar suas autenticidades.

Um exemplo disso é a Medida Provisória 2200-2/01: todo o regulamento, bem como as informações de autorizações e impedimentos legais das emissões de certificados digitais, é realizado por ela. Essa medida foi desenvolvida com base na Lei Modelo — que, sob auxílio da ONU (Organização das Nações Unidas) teve tal solução incluída no Direito Comercial Internacional.

Hoje, mais de 188 países usam a assinatura eletrônica legalmente, além do Brasil. Isso ajuda a administradora de imóveis a otimizar suas operações, respeitando as regulamentações municipais, estaduais e federais, bem como a se organizar melhor para futuras auditorias.

4. Oferece maior segurança aos dados

Com um software de assinatura eletrônica, a administradora de imóveis elimina grande parte dos riscos relacionados às alterações fraudulentas de informações em documentos, garantindo a sua proteção e legitimidade. Segurança esta que só é possível graças ao uso de sistemas de criptografia, que tornam os dados ilegíveis quando acessados de forma não autorizada.

Os provedores também entregam disponibilidade, mesmo que o servidor principal tenha o seu funcionamento interrompido, já que contam com data centers replicados. Assim, se houver paralisações, um servidor auxiliar, com os backups dos sistemas e informações, entra em ação.

5. Agrega mobilidade protegida

Um software de assinatura eletrônica ainda possibilita à administradora de imóveis que seus consultores acessem os documentos necessários para o trabalho a partir de qualquer aparelho conectado à internet. Basta baixar o aplicativo compatível com o sistema operacional do dispositivo e instalá-lo — as versões atuais rodam em iOS, Android e Windows Phone.

Dessa forma, a mobilidade fica mais segura, uma vez que os processos de consultas, assinaturas, alterações, downloads, envios e armazenamentos ocorrem dentro de um ambiente controlado, mesmo que remotamente. Isso reduz a necessidade do uso de computadores fixos (desktops) para a realização de tarefas.

Vale ressaltar que, nesse caso, além do usuário, o aparelho também precisa de autorização para acessar o sistema.

6. Permite trabalhos offline

Sabemos que a internet no Brasil não é das melhores. As quedas frequentes e a baixa cobertura geográfica influenciam diretamente a produtividade, por isso, não é bom ficar totalmente dependente da rede.

A boa notícia é que o software de assinatura eletrônica também resolve esse problema, permitindo a realização de tarefas no modo offline. É só configurar o aplicativo para o modo “Assinatura Offline” e pronto; dá para gerar o documento e assinar. Somente as tarefas de envio e armazenamento na nuvem devem ser concluídos mediante conexão.

7. É barato

Em um modelo hospedado na nuvem, o software é fornecido como SaaS (Software as a Service) e funciona em todas as plataformas com uma conexão de internet padrão.

A maioria das empresas prefere essa forma, pois os custos de montagem, manutenção e atualização da infraestrutura são eliminados. Ou seja, a empresa obtém uma licença de uso, pagando apenas pelos recursos acessados e número de contas criadas. Nesse caso, a fatura pode ser mensal ou anual.

Como podemos ver, a assinatura eletrônica possibilita a modernização da empresa, acelerando o fechamento de negócios, aumentado a segurança das informações e reduzindo custos com equipamentos e locomoção. Para garantir tudo isso, porém, é preciso considerar a escolha de um provedor confiável e com bom nível de experiência em desenvolvimento de softwares. Por isso, convidamos você a conhecer a SnapSystems!

Entre em contato agora mesmo e descubra as soluções oferecidas, bem como os parceiros que as tornam possíveis!

GOSTOU DESTE ARTIGO?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Join The Club!

mantenha-se informado sobre tudo que acontece

let's save the world together

%d blogueiros gostam disto: