Muitas imobiliárias estão frustradas porque investem muito para anunciar seus imóveis nos portais. Mas no final do mês, não conseguem ter a rastreabilidade desses leads, como foi o atendimento de cada um, quantas visitas foram realizadas, quantos fizeram proposta e quantos de fato assinaram contrato.
E então? Vale realmente a pena anunciar nos portais?
Com certeza vale a pena anunciar nos portais, porque é lá que grande parte dos clientes começa sua pesquisa para alugar ou comprar um imóvel. E isso tem um motivo, que pelo menos no curto prazo, e nada indica que deva mudar.
A internet é o canal mais utilizado pelas pessoas que estão procurando um imóvel. Quando alguém deseja encontrar um produto ou serviço, essa pessoa geralmente realiza uma pesquisa no Google.
Entretanto, é preciso compreender que, qualquer portal, por melhor que seja, vai apenas te entregar um prospect, ou seja, uma pessoa que demonstrou algum interesse em alugar ou comprar um imóvel. Não espere nada além disso. Se esse cliente está de fato pronto para fechar negócio, isso é outro problema, que precisa ser decifrado pelo seu time.
Entre o início da pesquisa no portal e a assinatura do contrato existe uma longa jornada a ser percorrida pelo cliente. A jornada pode começar no portal, mas agora continua com o seu time e também com o time do seu concorrente, que possivelmente recebeu um contato deste mesmo cliente.
Na locação digital, pense na jornada do cliente
A locação digital é a solução digital desenhada para simplificar a experiência do cliente durante as etapas de pesquisa, visita, proposta, cadastro, vistoria e contrato.
Como extrair mais valor dos portais?
A melhor opção é oferecer mais de um canal para contato e deixar o cliente decidir como prefere prosseguir. O primeiro canal, mais adequado para o cliente que está com pressa e deseja receber um atendimento mais rápido e direto, deve ser feito através do Whatsapp.
Para o cliente que prefere não falar pelo Whatsapp, o melhor canal continua sendo o email. Ligar no celular do cliente deve ser a última opção, porque ele pode não estar disponível no momento da ligação. E você nunca vai saber se ele não atendeu porque não tinha tanto interesse ou se simplesmente estava indisponível no momento.
Essas estratégias devem ajudar você a compreender a melhor forma de como extrair mais valor dos portais e continuar aumentando o seu nível de conversão. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o nosso e-book completo com as dicas sobre como tirar maior proveito dos portais imobiliários ou entre em contato com a gente e marque uma conversa!