Depois da crise, a economia brasileira começa a dar sinais de melhora, e isso significa que é hora de arrumar a casa. Quem “sobreviveu” deve rever os custos e as despesas para realocar os recursos financeiros de forma mais eficiente, além de encontrar formas de aumentar a receita da empresa. Muitos negócios acumularam dívidas nesse período, e agora é preciso renegociá-las e voltar a ter lucro.
Foi pensando nisso que decidimos elaborar este post. Queremos ajudar você a fechar mais negócios e trazer mais dinheiro para a sua empresa. Como vamos fazer isso? Utilizando as melhores dicas para aumentar as receitas. Confira!
Principais fatores que influenciam na geração de receitas
Basicamente, existem 4 fatores que influenciam nas receitas de uma empresa. São eles:
- o preço cobrado por seus produtos e serviços;
- a frequência de compra dos clientes (volume de vendas);
- o número de clientes fidelizados (base de clientes);
- o valor médio de cada compra.
O objetivo é que você eleve todos esses fatores, tendo o preço como um oscilador até encontrar o ponto de equilíbrio ideal entre os demais.
Diferença entre lucro e faturamento
Antes de descobrir como aumentar a receita da empresa, é importante esclarecer a diferença entre lucro e faturamento. Muita gente ainda confunde esses dois conceitos.
Todo dinheiro que entra na empresa é uma receita, mas pode não ser necessariamente por meio do faturamento. O mesmo acontece com o lucro. Todo faturamento (emissão de nota fiscal de venda) representa uma receita para o negócio (à vista ou recebível em médio ou longo prazo), mas não significa lucro.
Enquanto o faturamento é a concretização da venda por meio da emissão de nota fiscal, o lucro é o que sobra do valor dessa venda depois da dedução dos impostos (ICMS, ISS, COFINS, CSLL etc.), custos e despesas fixas e variáveis (salários, comissões, aluguel, estoque, energia etc.).
Melhores dicas para aumentar a receita da empresa
O aumento das vendas está diretamente ligado à entrada de receitas. Nesse contexto, atrair e fidelizar clientes é fundamental para a estratégia, mas você estará apenas “arranhando” a superfície.
Existem táticas que podem ser aplicadas para fazer com que os clientes comprem mais e a empresa registre uma boa entrada de receitas mensais. A seguir, você terá uma lista com dicas valiosas para desenvolver a sua própria estratégia. Acompanhe!
1. Dedique-se a conhecer melhor o seu cliente
Não adianta fazer uma promoção incrível se o cliente não gostar ou não precisar do produto ou serviço ofertado. Nesse caso, a empresa não consegue aumentar as vendas e não entende os motivos, achando que o mercado está ruim. No entanto, o erro pode estar nela própria.
Quando você se dedica a conhecer melhor o perfil do seu público-alvo, pode fazer campanhas promocionais mais adequadas aos desejos e às necessidades do consumidor, além de ofertar lançamentos que vão fazer os olhos deles brilharem. Você pode fazer isso coletando informações por meio de um cadastro e das redes sociais, armazenando-as em um banco de dados seguro e facilmente acessível — o que nos leva ao próximo tópico.
2. Use ferramentas tecnológicas a seu favor
O Business Intelligence é uma tecnologia muito utilizada por empresas de grande porte para automatizar a análise de dados. O sistema é capaz de cruzar as informações armazenadas e apontar as oportunidades e tendências que podem impulsionar o negócio.
Hoje essa ferramenta está mais acessível, e um grande número de micro e pequenas empresas, bem como startups, estão adotando o BI em suas estratégias corporativas. Você deve fazer o mesmo se quiser ter uma boa vantagem competitiva.
Além disso, identifique outras atividades que são realizadas manualmente e de forma repetitiva no negócio para automatizá-las. Ao fazer isso, você aumentará a capacidade de atendimento da empresa — isso quer dizer atender mais clientes simultaneamente e em menos tempo, o que pode elevar drasticamente o número de vendas concretizadas.
Pode parecer que você está aumentando os custos da empresa com isso, mas na verdade está fazendo um investimento. O retorno pode ser obtido rapidamente, já que o aumento do volume de receitas geradas será uma consequência natural da implementação desse tipo de ferramenta.
3. Aumente o ticket médio dos clientes
Com base nos dois tópicos anteriores, descubra como você pode fazer cada cliente aumentar o valor da compra toda vez que visitar a sua empresa. Por exemplo: você pode apontar fatores que valorizam o seu produto ou serviço e realizar vendas complementares (quando um produto ou serviço complementa outro).
No caso de um apartamento em condomínio fechado, ele pode ser valorizado pela localidade, acessibilidade, infraestrutura e segurança oferecidas. Além disso, você pode vender o serviço de decoração, complementando a compra do apartamento para o cliente.
Outra forma de aumentar o ticket médio dos clientes é oferecer um serviço permanente após a compra do produto, como a manutenção e portaria 24 horas, que pode ser cobrada em forma de um plano mensal. Isso vai gerar um faturamento recorrente e muito mais receita para o negócio.
4. Tenha uma consultoria
Profissionais especialistas em gestão empresarial que atuam fora da empresa — prestando serviços terceirizados de consultoria — são uma ótima oportunidade. Eles não têm os vícios que muitos gestores da empresa acumulam com o passar do tempo e oferecem uma visão mais abrangente do mercado.
Isso os torna capazes de encontrar riscos, ameaças e falhas que muitos não enxergariam, o que ajuda a empresa a implementar planos de correção mais rapidamente, bem como aproveitar melhor as oportunidades que surgem.
A empresa pode passar a agir de forma preventiva em vez de reativa, e alcançar um nível de eficiência suficiente para atrair mais clientes. O resultado deve ser o aumento das vendas com qualidade e o melhoramento do fluxo de receitas.
5. Invista em marketing
O marketing pode ajudar a empresa a atrair mais clientes, valorizar a marca, despertar o desejo do consumidor pelo produto ou serviço, gerar mais vendas, fidelizar clientes e muito mais. Sendo assim, não ignore essa estratégia. Seja offline — por meio de panfletos, folders, outdoors, busdoors, rádio e TV —, seja online — por meio de blogs, redes sociais e e-mail —, o marketing deve ser considerado.
Assim como as ferramentas tecnológicas e a consultoria, você pode terceirizar o marketing para ter resultados melhores e mais rápidos enquanto concentra seus esforços no que realmente importa: vender e gerar mais receitas.
Uma coisa que a crise nos ensinou é que a estabilidade nos negócios pode ser rapidamente desfeita se os gestores não focarem sempre em enxugar os custos e aumentar a receita da empresa.
O mercado muda constantemente, e você precisa mais do que apenas sobreviver a ele: precisa se destacar para ter sucesso. Isso pode ser difícil, considerando a competitividade atual. Sendo assim, coloque as nossas dicas em prática e eleve o potencial do negócio de gerar receitas.
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