O mercado imobiliário tem crescido nos últimos tempos e estima-se um crescimento de mais de 30% ainda este ano. Neste momento de ascenção, muitas pessoas se perguntam o que precisa para ser um corretor de imóveis, afinal, iniciar uma carreira quando o setor está com saldo positivo é o ideal para quem deseja ter sucesso.
Há muitas dúvidas sobre o que realmente deve ser um pré-requisito para se destacar no mercado imobiliário. Formação específica e registro profissional costumam estar entre as dúvidas mais frequentes. Para ajudar você a ter uma carreira de sucesso, destacamos abaixo algumas dicas essenciais.
Qual a formação ideal para quem deseja ser um corretor de imóveis?
A formação mínima que precisa para ser um corretor de imóveis é o ensino médio e um curso profissionalizante que permita fazer seu registro no Creci. Porém, em um mercado amplo e concorrido, um currículo diferenciado sempre ajudará a conquistar os melhores lugares. Por isso, não abra mão de uma formação de nível superior, além de investir em cursos específicos na área. Manter-se atualizado é fundamental para ter sucesso em qualquer profissão.
O que é o CRECI e por que é tão importante ter esse registro?
Creci são os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis. Eles estão presentes em diferentes estados brasileiros para atuar de maneira local. O ramo imobiliário possui legislações específicas e uma das obrigatoriedades é o registro no Conselho, para trabalhar de maneira legal.
Quem não possui registro no Conselho atua na clandestinidade. Além de não ter chances de sucesso, corre o risco de se envolver em situações bastante complicadas e arriscadas. Por isso, não abra mão do seu registro de maneira alguma.
Para fazer um curso de qualidade e em uma instituição reconhecida pelo Creci, procure o próprio Conselho ou o Sindicato dos Corretores para indicações. É muito importante que o curso seja atualizado e ensine sobre as novidades do atual cenário imobiliário.
Por que é tão importante fazer um estágio?
O estágio é a oportunidade de colocar em pratica tudo aquilo que foi visto na teoria. É a grande chance de ter contato com as práticas imobiliárias e se familiarizar com as atividades do cotidiano, lidar com os problemas corriqueiros e ganhar a experiência necessária para solucioná-los.
Algumas instituições encaminham os alunos para o estágio, porém, nem todas fazem esse trabalho. Portanto, caso você não seja encaminhado, procure uma imobiliária e peça a oportunidade de um estágio. Ele será essencial para iniciar bem a sua carreira de corretor de imóveis.
Como fazer o registro no Creci?
Após concluir o curso e o estagio obrigatório, procure uma delegacia do Creci. Para dar entrada em seu pedido de registro para a obtenção do certificado com seu número de inscrição você precisa levar o diploma do curso, documentos pessoais, certidões negativas civil e criminal, comprovante de recolhimento das taxas e certidão negativa junto à justiça federal.
Você receberá o documento em uma cerimonia organizada pelo Creci. Receberá também a sua Carteira de Regularidade, que deve ser atualizada anualmente, e o Código de Ética da profissão.
O que é corretor de imóveis digital e por que é tão importante ser um hoje em dia?
Com a pandemia muitos profissionais de diversas áreas tiveram que se reinventar e migrar para o universo digital, utilizando ferramentas específicas, assim como estratégias criativas e diferenciadas. Com o setor imobiliário não foi diferente.
A tecnologia se tornou um fator fundamental para o mercado imobiliário. Hoje, por exemplo, é possível mostrar detalhes do imóvel ao cliente sem a necessidade de locomoção. Além disso, é possível solucionar problemas e evitar grandes deslocamentos para fechar um negócio.
Os chatbots, a geolocalização e realidade virtual, assim como o CRM imobiliário, facilitam muito a vida de corretores e clientes. Ter presença digital é fundamental para ser um corretor de imóveis de sucesso atualmente. Utilizar uma plataforma para fazer a gestão dos clientes de forma integrada se tornou essencial.
Todo o processo para se ter sucesso no ramo imobiliário fará muito mais sentido se você se adequar à realidade do mercado atual. O grande avanço tecnológico precisa ser levado em consideração e incluído no cotidiano de quem vem se preparando para ser um corretor de imóveis diferenciado, que sabe aonde quer chegar.
No mercado só há duas opções: estagnar diante do cenário de mudanças, resistindo, ou inovar para crescer. Aqueles que melhor de adequam às mudanças são os que mais têm chances de chegar ao topo. E você, de que lado quer ficar?
Gostou desse artigo? Então manda para o amigo que está na dúvida se deve começar uma carreira de corretor de imóveis. Ficaremos muito felizes em poder ajuda-lo a decidir.