Chat with us, powered by LiveChat

Veja como sistemas e apps ajudam na vistoria de imóvel

A vistoria de imóvel representa uma etapa indispensável para os processos de locação. Todas as informações relacionadas ao estado de conservação são listadas, formando um documento legal. O objetivo é assegurar que ambas as partes — locador e locatário — não absorvam prejuízos injustamente.

No entanto, realizar essa tarefa sem apoio tecnológico exige muito mais esforço. Apesar de ser possível padronizar um relatório com espaços em branco para o preenchimento específico de cada informação, algumas atividades ainda tornam o processo complexo e demorado, como a necessidade de transferir arquivos entre dispositivos.

Se você ainda usa planilhas eletrônicas, documentos impressos, arquiva e envia imagens via WhatsApp, este post vai ser útil. Descubra a partir de agora como um software ou aplicativo próprio otimiza as operações de vistoria de imóvel!

Por que é importante fazer a vistoria de imóvel?

A vistoria é muito útil para construir um relacionamento transparente entre os proprietários dos imóveis e os interessados em alugá-los, pois ela reúne informações coletadas por terceiros, preocupados em manter o negócio atrativo para ambos os lados. Isso vale do início ao fim do contrato de aluguel.

Quando uma vistoria é bem-feita, qualquer problema pode ser resolvido com facilidade e sem interpretações equivocadas. A vistoria de entrada é o ponto de partida, sendo cobrado do proprietário os reparos necessários antes de entregar o imóvel ao inquilino. Não menos importante, a vistoria de entrega visa cobrar do locatário a responsabilidade de entregar a moradia exatamente como pegou.

Como os softwares e aplicativos ajudam na vistoria de imóvel?

Com a evolução das tecnologias de internet, softwares e dispositivos móveis, agora você conta com sistemas e aplicativos próprios para o trabalho e fica menos dependente do escritório. Fazer a vistoria de imóveis ficou bem mais fácil e rápido. Veja agora como a tecnologia certa pode ajudar nessa tarefa!

Permite o registro e envio de imagens digitais

Com um sistema adequado, o consultor imobiliário não precisa mais carregar grandes blocos de anotações e notebooks para realizar as vistorias. Além disso, elimina a etapa de transferência dos arquivos do celular para o computador. Sabemos o quanto isso pode ser trabalhoso e demorado.

A ferramenta certa permite o registro das visitas e dos detalhes do imóvel em fotos e mantém todas elas em um local seguro. Você pode até argumentar que só um celular com câmera já é o suficiente para fazer isso, mas um aplicativo próprio para administradoras de imóveis vai além, enviando as imagens automaticamente para um espaço dedicado com todas as observações que fizer sobre ela.

Dessa forma, ao acessar o aplicativo, o consultor pode registrar as fotos e sincronizá-las com o checklist e com as outras informações sobre o imóvel.

Facilita o agendamento das visitas

A vistoria forma um laudo técnico que é atualizado a cada período. Essas informações ficam disponíveis no aplicativo e são compartilhadas somente com os envolvidos. Então, toda vez que a data de uma nova visita se aproxima, o sistema envia um alerta, preparando todos para um agendamento prévio. Assim, ninguém é pego de surpresa.

Essas tecnologias de integração e de automação devem impulsionar a produtividade dos consultores imobiliários, além de simplificar a publicação e envio dos laudos de cada imóvel.

Ajuda a resolver desentendimentos

Muitas vezes, os proprietários e locatários não se entendem sobre deteriorações no imóvel durante o contrato, acreditando que a responsabilidade é do outro. Como as imagens e observações ficam sincronizadas no sistema, é mais fácil para o consultor imobiliário fazer uma nova checagem, pois pode comparar o antes e depois dos registros.

O mesmo acontece quando os contratos de locação chegam ao fim. A vistoria de entrega do imóvel gera um novo laudo, que é comparado ao de entrada. Essa verificação ajuda a definir responsabilidades e comprovar quem está certo.

Agrega segurança as informações

Usar planilhas eletrônicas para armazenar dados e arquivar imagens em memórias do celular ou do notebook são meios que aumentam as chances de perder as informações e demandam muito tempo da equipe. Se o celular for roubado ou cair no chão e quebrar, por exemplo, dificilmente será possível recuperar os dados contidos nele.

Também deve-se considerar outros riscos. Sempre há uma chance de o dispositivo ser invadido por vírus e hackers. O acesso às informações mais sigilosas é livre e um simples clique errado no mouse pode apagar tudo. Uma forma de proteger melhor os dados é usando um aplicativo próprio para a vistoria de imóveis.

Nele, o acesso só é permitido por quem tem login e senha cadastrados. Se houver furto ou quebra do dispositivo utilizado, as informações continuarão seguras, pois ficam hospedadas na nuvem (cloud computing), podendo ser acessadas novamente por outro aparelho. Se apagar algo por engano, pode voltar atrás, pois uma pergunta de confirmação será exibida na tela, evitando que se conclua a ação indevida.

Além disso, a ferramenta dispensa a necessidade de transferência de arquivos entre dispositivos, o que reduz o risco de perdas por travamentos e incompatibilidades de formatos no processo.

Integra as informações

Como dissemos, um aplicativo próprio para administradoras de imóveis disponibiliza espaços dedicados para a unificação de todas as informações sobre o mesmo imóvel em um único local. Ou seja, cada imóvel terá o seu próprio ambiente digital reservado e com todos os dados adicionados, sejam eles em vídeo, imagem ou documento escrito. Isso facilita muito na hora de consultar.

O banco de dados é centralizado e de fácil acesso. Então, além de economizar tempo para juntar dados e documentos espalhados, você não corre o risco de adicionar observações repetidas, evitando duplicações que somem esforços de trabalho desnecessários.

A vistoria de imóvel é o que pode determinar a boa relação entre locador, locatário e consultor imobiliário. Por isso, não pode errar. Dever ser rápido e preciso. Com um aplicativo ou software específico, esse objetivo deve ser atingido com maior facilidade, pois o laudo do imóvel fica pronto e disponível na hora. Então, use a tecnologia a seu favor para ter resultados surpreendentes.

Pronto para começar? Entre em contato com a SnapSystems agora mesmo e veja como podemos ajudar com a sua estratégia!

GOSTOU DESTE ARTIGO?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Join The Club!

mantenha-se informado sobre tudo que acontece

let's save the world together

%d blogueiros gostam disto: