A transformação digital, tema tão comentado há cerca de 5 anos aqui no Brasil, ganhou ainda mais destaque durante a pandemia. Muitas empresas se viram forçadas a procurarem por soluções digitais para ocupar a lacuna causada pela necessidade de isolamento.
Mas será que essa mudança realmente transformou o seu negócio para melhor, ou foi apenas uma alternativa para “apagar incêndios”?
A digitalização do mercado imobiliário
No mercado imobiliário, a presença física era, até então, indispensável para fechar vendas. Desde os grandes lançamentos em eventos da área, até a visita in loco dos clientes junto aos corretores.
Existia, inclusive, um certo glamour na apresentação do espaço, ajudando os futuros inquilinos a visualizarem o seu novo espaço. O feeling da equipe de vendas se dava ali, cara a cara.
Ainda que essa prerrogativa seja verdadeira, não podemos esquecer de pensar como cliente. Como estava, realmente, sendo a pesquisa por imóveis?
Muitas pessoas, já acostumadas com aplicativos de delivery de comida, de transporte e até mesmo de prestadores de serviço, começaram a pesquisar também por imóveis na internet. Tanto que, nos últimos anos, segundo o Google, 8 em cada 10 pessoas iniciam suas buscas por imóvel pela web.
Também segundo o Google, em setembro deste ano, houve um aumento de 668% na busca por casas para alugar.
Isso significa que os seus clientes já estão no mundo digital. Mas e a sua empresa?
Engajamento da equipe
A transformação digital, ainda que seja um assunto amplamente comentado, é difícil de ser colocado em prática. Durante a pandemia, muitas empresas podem ter corrido para se adequarem e não perderem vendas, mas será que isso foi feito da forma correta?
Antes de tudo, é preciso pensar no engajamento da sua equipe de vendas com as novas soluções digitais. Para isso, é preciso compreender os principais pontos de gargalo: há uma grande demanda de trabalhos repetitivos? Existe algum padrão que facilita a rotina de captação de clientes?
Essas perguntas podem parecer básicas, mas já ajudam na identificação do problema. Aqui na SnapSystems, identificamos que a tecnologia pode ser bastante útil para seus colaboradores, pois ela permite a automação de tarefas repetitivas, por exemplo. Isso engaja a equipe e faz ela se debruçar sobre trabalhos mais estratégicos.
Além disso, ao reduzir esse tempo diário, é possível investir na capacitação da sua equipe para escalar a quantidade de contratos administrados e diminuir o custo da sua operação.
O fator experiência
Ao investir em capacitação interna, você oferece novas possibilidades tanto para sua equipe quanto para os seus clientes. E se antes, no mundo “offline” a experiência já importava, agora no mundo digital isso é decisivo.
Por isso, na hora de contratar um software para agilizar processos e oferecer melhores resultados, pense também na jornada do consumidor. De nada adianta ter um CRM bem estruturado se ele não é adequado para o seu tipo de público.
Dessa forma, ao alinhar a comunicação, os processos internos e a tecnologia adequada, sua operação conseguirá ofertar as melhores soluções para seus clientes – independentemente do que ele esteja buscando.
Quer saber como podemos ajudar nessa caminhada pela transformação digital da sua imobiliária ou incorporadora? Entre em contato com a gente.