Um dos maiores desafios encontrados pelos gestores é conseguir aumentar a produtividade dos seus funcionários, principalmente quando se trata de times menores que, geralmente, têm uma rotina mais corrida para conseguir dar conta de todo o trabalho.
Problemas com outros membros da equipe, falta de treinamento e tecnologia adequada, excesso de tarefas e não automatização dos processos operacionais criam um ambiente de trabalho pouco produtivo. Com isso, é comum que muitos funcionários abandonem o time ou passem a ter resultados abaixo do esperado.
Pensando nisso, elencamos as melhores dicas para aumentar a produtividade da equipe. Confira agora mesmo!
Mantenha o time organizado
O primeiro ponto é sempre manter seu time bem organizado. O ideal é que seja criada uma estrutura de trabalho onde cada profissional saiba quais são suas responsabilidades e contribuições, mesmo que os projetos sejam feitos em conjunto.
Dessa forma, não há chances de conflitos entre membros da equipe, nem perda de trabalho quando um profissional faz o trabalho do outro por engano.
Use a tecnologia para otimizar processos
Uma das formas mais eficazes de aumentar a produtividade de um time é reduzir suas tarefas repetitivas e manuais usando ferramentas de automação. Diferentes soluções tecnológicas permitem que processos e atividades feitas de forma manual passem a ser executadas por sistemas inteligentes.
Existem soluções focadas em todas as frentes de um negócio, seja no controle de vendas, gestão de produtos, logística para entregas, relacionamento com clientes, tarefas financeiras e contábeis, marketing e até mesmo para o controle de indicadores de performance de toda a empresa.
Os softwares e sistemas podem ser completos, com diversas funcionalidades de uma área, ou atender apenas um propósito, como o envio automático de e-mails, por exemplo.
Trabalhe com prazos bem definidos
Um dos fatores que mais impacta de forma negativa na produtividade são prazos inconsistentes. A pressão criada por ter de entregar tarefas com muita urgência tende a reduzir a qualidade do trabalho.
Além disso, os funcionários acabam ficando frustrados com a falta de organização e tempo suficiente para lidar com suas obrigações. É preciso entender que exceções acontecem, porém, o ideal é que isso não vire regra, para o time não trabalhar pressionado o tempo todo.
Proporcione um ambiente de trabalho agradável
De nada adianta poder contar com ferramentas tecnológicas e profissionais bem capacitados se o ambiente profissional não for agradável para seus colaboradores. Fatores como desorganização, falta de segurança e complicações com outros colaboradores podem tornar a experiência de trabalho totalmente desmotivadora e acabar com a produtividade de um funcionário.
Por esses motivos, é importante garantir que sua equipe conte com todas as ferramentas e equipamentos necessários para realizar seu trabalho, bem como um local organizado e seguro. Além disso, é indicado ter um espaço onde eles possam fazer pausas, tomar um café e descansar entre suas tarefas.
Outra prática importante é mostrar que os colaboradores são importantes e podem contar com a empresa. Flexibilidade de horário em situações adversas e canal aberto para comunicação são exemplos que funcionam bem em qualquer ambiente.
Agora que você sabe como aumentar a produtividade dos seus funcionários, deixe aqui nos comentários outras formas que ajudam nessa tarefa!
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